Exposição de Arte no Metaverso

Exposição de Arte no Metaverso – O Metaverso está com tudo e é um ótimo caminho para divulgação de arte digital e física.

Muitas galerias e museus estão migrando para o espaço virtual como complemento do espaço físico e produzindo grandes exposições. Atualmente podemos pensar em três modelos de exposição. A exposição virtual que pode ser uma exposição de arte no Metaverso, em um viewroom, ao vivo no Instagram/Youtube ou qualquer outra forma na Internet. Temos o segundo modelo que é a exposição física, essa real que depende da visita presencial.

E o terceiro modelo que é a exposição híbrida. Uma exposição de arte que acontece no mundo físico e virtual simultaneamente. O modelo híbrido tem a capacidade de multiplicar público. É um modelo “escalável”, porque é possível atingir o público do mundo inteiro, porém o Metaverso tem limite de público assim como o mundo real, a maior vantagem é por conta do tempo. Nós podemos deixar o espaço funcionando 24 horas com o mesmo custo.

1_iAu40ukpUIydjTyLGcAuBQ

Por isso alguns museus e galerias estão adaptando seus eventos para eventos híbridos que consequentemente abre espaço para um maior público e atingi as novas gerações.

E nós da Finephoto, nerds que somos resolvemos escrever este artigo ensinando a montar a sua exposição de arte no Metaverso, Spatial, que é o mais indicado devido ao custo benefício.

As exposições de artes nos principais Metaversos como Decentraland ou The Sandobox ainda são muito caros e se a ideia é montar algo bom e barato ou com custo zero o Spatial é o melhor canal.

‍E vamos para nossa primeira exposição de arte no Metaverso!

Crie sua conta e avatar no Spatial – www.spatial.io. Você pode escolher entre uma conta gratuita ou a Premium. Vamos de conta gratuita.

Para quem tem Windows 8 ou menos o Chrome não funciona. Nesse caso específico utilize o Firefox.

Quando estiver tudo pronto, você verá a página principal, onde selecionará “novo” para criar um novo espaço.

Selecione um modelo ou carregue seu espaço personalizado. Se você escolher um template seguirá para a fase de adicionar os quadros.

Importe os arquivos com as imagens das obras ou carregue diretamente do MetaMask (carteira digital). O sistema busca na sua carteira todos os seu ativos disponíveis e permite que você escolha o que deseja expor.

Escolha o melhor esquema, adicione quadro por quadro ou todos de uma só vez. Remaneje o espaço e seus quadros.

E quando tudo estiver pronto envie os convites por e-mail com o link disponibilizado no painel de controle.

Uma vez que seu convidado entra no sistema ele vai se cadastrar e criar o próprio Avatar. Ele só fará o cadastro uma vez. Depois poderá voltar ou participar de outras exposições. Eu aconselho a sua presença no dia do evento. Você e seus convidados ou mesmo entre eles poderão conversar por áudio e vídeo como uma chamada do Zoom. É bem legal essa função. O convidado poderá percorrer o espaço, vê as obras e conversar com quem estiver disponível no caminho.

Para quem tem um óculo VR à experiência é bem mais imersiva e prática.

9cb0380abc3cd01f44512856bd81503511481350-1280x720-1

É isso, assim você faz sua própria exposição sem custo algum, lógico que se você escolher o pacote Premium terá mais opções nos serviços disponíveis, porém com o pacote gratuito já dá para fazer bastante coisa e estrear a primeira exposição em um Metaverso.

Só fique atento/atenta que em cada sala só cabe até 50 pessoas. Se você deseja fazer um evento para muito mais pessoas e acredita que elas estarão presentes simultaneamente faça mais de uma sala. Se a ideia é juntar 500 pessoas, então o ideal é ter no mínimo 10 salas, apesar de que se você tem certeza que vai vir 500 pessoas simultaneamente, então é melhor ter 13 ou 14 salas. Vamos trabalhar com folga para não causar tumulto. É bom sempre lembrar que o Metaverso também tem seu limite de público.

Eu particularmente acho muito interessante o método de exposição de arte no Metaverso. Assim temos outras formas de expor um trabalho artístico. Um modelo que consegue atingir outros públicos e abre a possibilidade de novas experiências imersivas.

Eu acho que em um futuro próximo teremos muitos espaços adotando o modelo híbrido como oficial.

Gostou do nosso texto?

Você pode participar da nossa comunidade aberta NFT Brasil para ter acesso em primeira mão dos conteúdos que divulgamos em nosso blog e materiais produzidos com exclusividade para o grupo.

https://chat.whatsapp.com/IvWjLDz6q7f0klfbIPeYkC