Apresentamos uma lista com alguns marketplaces NFT, mas antes algumas boas notícias. As vendas de NFT’s estão em alta. De acordo com uma pesquisa da plataforma Dune Analytics, o volume total de vendas de NFT’s aumentou para US$ 2,5 bilhões no primeiro semestre de 2021, em comparação com US$ 13,7 milhões no primeiro semestre de 2020. De acordo com o site Cointelegraph, o boom de NFT testemunhado no primeiro e segundo trimestre de 2021 viu cerca de 60.000 novas carteiras interagindo com NFTs, como mostram os dados do NunFungible.com.
O serviço de rastreamento de dados observou que mais de 45.000 novas carteiras contrataram serviços cripto-colecionáveis somente em maio e junho. Eles acrescentam que, apesar da queda nas vendas em abril e no início de maio, o número de carteiras NFT ativas aumentou de 3.107 (janeiro a fevereiro de 2021) para 6.418 (março a abril de 2021). Ainda de acordo com o relatório do NunFungible.com, isso indica uma boa proporção de novos usuários que se interessaram por NFT’s no início da campanha publicitária de 2021 e permaneceram ativos nos meses seguintes.
Longe de ser algo passageiro, a venda de NFT’s tem se mostrado, principalmente para artistas, bastante vantajosa. As blockchains e os contratos inteligentes possibilitam transações simplificadas e transparentes além de garantir o recebimento de royalties referentes às vendas posteriores. O desenvolvimento de novas blockchains baseadas em protocolos proof of stake (PoS) tem oferecido mais eficiência, menos emissão de carbono e taxas gas menores. Abaixo listamos alguns marketplaces NFT que, de acordo com o DappRadar, estão super em alta nos últimos 30 dias.
OpenSea: de acordo com a descrição do site é o primeiro e maior marketplace do mundo. Artes, músicas, colecionáveis, etc. Como não possui curadoria, eles são como uma porta de entrada para o mundo dos NFT’s. Operam nas blockchains: MATIC, ETH, KLAY e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal (para quem for comprar o NFT).
CryptoPunks: um conjunto com 10.000 personagens colecionáveis únicos armazenado na blockchain Ethereum. É o projeto que inspirou o movimento CryptoArt e o primeiro “Token Não Fungível” (NFT), além de ser a inspiração para o padrão Ethereum ERC-721 que alimenta a maior parte da arte digital e colecionáveis, não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.
Rarible: Também não possui curadoria e tem integração com o OpenSea. Artes, colecionáveis e etc. Opera na Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.
KnownOrigin: marketplace com curadoria especializado em artes, mas atualmente as solicitações estão fechadas. Possui vendas primárias e secundárias. Opera na Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.
SuperRare: marketplace, também especializado em artes, com curadoria, você pode enviar um formulário para pleitear sua entrada como criador para quando a plataforma for expandida no ano que vem. Opera em Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.
Foundation: especializado em artes e também com curadoria. Mas aqui a escolha de novos artistas é feita pela comunidade. No início eles convidaram 50 artistas e cada um poderia fazer dois convites. Atualmente quem vende um NFT tem direito a convidar dois. Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.
Como podemos perceber a Ethereum continua em destaque, mas existem outras blockchains que merecem ser citadas. Na Tezos temos o Hic et Nunc (sem curadoria) e o Kalamint (com curadoria). A Tezos é uma blockchain PoS, o NFT é clean e as taxas menores.
Temos algumas opções que aceitam pagamento em cartão de crédito e/ou PayPal. O Theta Drop (também clean) opera na blockchain Theta e aceita pagamento com cartão de crédito. O Makersplace (Ethereum) aceita pagamentos via depósitos, cartão de crédito/débito e PayPal.
Estas foram algumas opções de marketplaces NFT. Vale reforçar que cada um possui suas taxas e as criptomoedas/carteiras aceitas. É preciso prestar atenção nesses detalhes na hora de escolher e/ou criar seu usuário. Os marketplaces NFT que aceitam pagamentos via cartão ou PayPal são para a compra de NFT’s, a cunhagem (mintagem) é feita via criptomoeda. Também é preciso prestar atenção, pois são descontadas, do valor a ser recebido, taxas para os pagamentos realizados com cartão/PayPal. De qualquer maneira, os pagamentos convencionais podem atrair compradores que ainda estão fora criptoverso.
Leia também: http://finephoto.com.br/category/nft-art/