Marketplaces NFT para se inspirar

marketplaces NFT

Apresentamos uma lista com alguns marketplaces NFT, mas antes algumas boas notícias. As vendas de NFT’s estão em alta. De acordo com uma pesquisa da plataforma Dune Analytics, o volume total de vendas de NFT’s aumentou para US$ 2,5 bilhões no primeiro semestre de 2021, em comparação com US$ 13,7 milhões no primeiro semestre de 2020. De acordo com o site Cointelegraph, o boom de NFT testemunhado no primeiro e segundo trimestre de 2021 viu cerca de 60.000 novas carteiras interagindo com NFTs, como mostram os dados do NunFungible.com.

O serviço de rastreamento de dados observou que mais de 45.000 novas carteiras contrataram serviços cripto-colecionáveis somente em maio e junho. Eles acrescentam que, apesar da queda nas vendas em abril e no início de maio, o número de carteiras NFT ativas aumentou de 3.107 (janeiro a fevereiro de 2021) para 6.418 (março a abril de 2021). Ainda de acordo com o relatório do NunFungible.com, isso indica uma boa proporção de novos usuários que se interessaram por NFT’s no início da campanha publicitária de 2021 e permaneceram ativos nos meses seguintes.

Longe de ser algo passageiro, a venda de NFT’s tem se mostrado, principalmente para artistas, bastante vantajosa. As blockchains e os contratos inteligentes possibilitam transações simplificadas e transparentes além de garantir o recebimento de royalties referentes às vendas posteriores. O desenvolvimento de novas blockchains baseadas em protocolos proof of stake (PoS) tem oferecido mais eficiência, menos emissão de carbono e taxas gas menores. Abaixo listamos alguns marketplaces NFT que, de acordo com o DappRadar, estão super em alta nos últimos 30 dias.

OpenSea: de acordo com a descrição do site é o primeiro e maior marketplace do mundo. Artes, músicas, colecionáveis, etc. Como não possui curadoria, eles são como uma porta de entrada para o mundo dos NFT’s. Operam nas blockchains: MATIC, ETH, KLAY e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal (para quem for comprar o NFT).

marketplaces NFT

CryptoPunks: um conjunto com 10.000 personagens colecionáveis únicos armazenado na blockchain Ethereum. É o projeto que inspirou o movimento CryptoArt e o primeiro “Token Não Fungível” (NFT), além de ser a inspiração para o padrão Ethereum ERC-721 que alimenta a maior parte da arte digital e colecionáveis, não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.

marketplaces NFT

Rarible: Também não possui curadoria e tem integração com o OpenSea. Artes, colecionáveis e etc. Opera na Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.

marketplaces NFT

KnownOrigin: marketplace com curadoria especializado em artes, mas atualmente as solicitações estão fechadas. Possui vendas primárias e secundárias. Opera na Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.

marketplaces NFT

SuperRare: marketplace, também especializado em artes, com curadoria, você pode enviar um formulário para pleitear sua entrada como criador para quando a plataforma for expandida no ano que vem. Opera em Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.

marketplaces NFT

Foundation: especializado em artes e também com curadoria. Mas aqui a escolha de novos artistas é feita pela comunidade. No início eles convidaram 50 artistas e cada um poderia fazer dois convites. Atualmente quem vende um NFT tem direito a convidar dois. Ethereum e não aceita pagamento em cartão de crédito ou PayPal.

marketplaces NFT

Como podemos perceber a Ethereum continua em destaque, mas existem outras blockchains que merecem ser citadas. Na Tezos temos o Hic et Nunc (sem curadoria) e o Kalamint (com curadoria). A Tezos é uma blockchain PoS, o NFT é clean e as taxas menores.

marketplaces NFT

Temos algumas opções que aceitam pagamento em cartão de crédito e/ou PayPal. O Theta Drop (também clean) opera na blockchain Theta e aceita pagamento com cartão de crédito. O Makersplace (Ethereum) aceita pagamentos via depósitos, cartão de crédito/débito e PayPal.

marketplaces NFT

marketplaces NFT

Estas foram algumas opções de marketplaces NFT. Vale reforçar que cada um possui suas taxas e as criptomoedas/carteiras aceitas. É preciso prestar atenção nesses detalhes na hora de escolher e/ou criar seu usuário. Os marketplaces NFT que aceitam pagamentos via cartão ou PayPal são para a compra de NFT’s, a cunhagem (mintagem) é feita via criptomoeda. Também é preciso prestar atenção, pois são descontadas, do valor a ser recebido, taxas para os pagamentos realizados com cartão/PayPal. De qualquer maneira, os pagamentos convencionais podem atrair compradores que ainda estão fora criptoverso.

Leia também: http://finephoto.com.br/category/nft-art/

Escrito por

Tem se dedicado aos estudos de fotografia e imagem desde 2005. Está sempre com os olhos abertos, ouvidos atentos, imaginação fértil e a língua afiada.