Fotografia fine art: lista amiga com 15 galerias

fotografia fine art

No mundo das artes, aos poucos, as visitas presenciais aos museus e galerias estão retornando, ainda que com agendamento, número limitado de espectadores e todos os protocolos de segurança. No texto de hoje trazemos aquela lista amiga com 15 galerias para os amantes da fotografia fine art na boa e velha parede. Algumas são apenas online e em alguns casos de galerias físicas ainda é possível acessar as viewing rooms de algumas exposições. Virtual ou presencial vale a visita e, se for o caso, até escolher uma obra para se dar de presente.

1) Zipper Galeria: localizada em São Paulo, a Zipper possui obras dos mais diversos suportes e técnicas inclusive fotografias. Até o dia 28/08/21 é possível visitar a exposição “Devolvo Ouro” do artista Gabriel Chaim, que apresenta fotografias feitas em terras Yanomami que denunciam o garimpo ilegal na região. De acordo com o site “o lastro para precificação dos trabalhos presentes na exposição é o grama do ouro. A mostra destinará os recursos arrecadados com a comercialização das obras ao Conselho distrital de saúde indígena yanomami e Ye’kuana”.

Zipper

2) Galeria Mario Cohen: localizada em São Paulo, a galeria é dedicada à fotografia e representa nomes de peso, nacionais e internacionais, e ainda possui um acervo fantástico. Atualmente é possível visitar a exposição virtual “Mar+Vin: Arte + Moda + Política” do duo artístico Mar+Vin. As imagens buscam romper com padrões, estereótipos e convenções além de trazer à luz questões sociais urgentes. Mais informações e visita virtual: https://galeriamariocohen.com.br/categoria-foto/eventos/exposicoes/happening-now/marvin_expo/

fotografia fine art

3) Photoarts: localizada em São Paulo, a Photoarts foi concebida para ser uma galeria acessível, tanto para artistas quanto para colecionadores. A ideia é, além de difundir a paixão pelas artes, formar uma nova geração de colecionadores. Possui um catálogo bastante variado e é possível fazer um tour virtual: https://galeria.photoarts.com.br/.

fotografia fine art

4) Altitude Galeria: é uma galeria online com a proposta de trazer grandes nomes da fotografia, dentro de uma plataforma prática e com preços mais acessíveis. Eles oferecem tiragens maiores de modo a tornar a obra disponível para mais pessoas. O catálogo é bastante diverso e é possível ver as fotos mais vendidas.

fotografia fine art

5) Carcará Photo Art: Carcará é galeria, editora, loja de livros e ainda promove exposições, cursos, workshops e palestras. Seu compromisso, como descrito no site é “estimular, promover e valorizar a arte fotográfica nas suas múltiplas tecnologias e suportes. Seu objetivo é ampliar o número de pessoas, profissionais ou amadores, empenhadas em transformar o ato de fotografar num momento de criação estética, de modo que o resultado seja uma ação consciente do sujeito que fotografa e proporcione um tempo de contemplação de uma obra de arte para o espectador”. É possível acessar as revistas e a exposição virtual “Yoko Ono e John Lennon” com fotos de Luiz Garrido.

fotografia fine art

6) Hamiltons Gallery: localizada em Londres, a Hamiltons é uma das principais galerias dedicadas à fotografia do mundo. Fundada em 1977, ela é especializada em fotografia moderna e contemporânea, representando nomes importantes além de promover exposições que procuram mostrar outras perspectivas de trabalhos já consagrados. Vale muito a pena visitar o site e acompanhar pelo Instagram.

fotografia fine art

7) Galeria da Gávea: localizada no Rio de Janeiro, a Gávea apresenta um recorte da fotografia contemporânea e emergente brasileira. Além de exposições realiza palestras e lançamentos de publicações. Ela representa 18 artistas de forma permanente, mas possui um vasto acervo de outros artistas.

fotografia fine art

8) Zigwall: de acordo com informação do site “é uma galeria virtual especializada em fotografia. Com uma plataforma desenvolvida para tornar a compra online de arte uma experiência fácil e agradável, a ZIGWALL ONLINE GALLERY é direcionada a colecionadores, arquitetos, designers de interiores e também a entusiastas de arte”. As fotografias possuem tiragem limitada e são acompanhadas por certificado de autenticidade.

fotografia fine art

9) Galeira/Ateliê Oriente: localizado no Rio de Janeiro, é um espaço para pensar fotografia, cinema e artes visuais. De acordo com o site “Da fotografia documental à arte contemporânea, a Galeria Oriente se propõe a expandir a difusão da produção artística atual, valorizando trocas, potencializando parcerias e abrindo espaço para novos talentos”. Vale a pena acompanhar o Instagram onde são divulgados diversos cursos e eventos.

fotografia fine art

10) Galeria Fina: uma galeria do Rio Grande do Sul, conta com um acervo de obras exclusivas de fotografia Fine Art, artes gráficas, telas, gravuras e pôsteres de cinema de época, além de peças de decoração e mobiliário vintage. Eles ainda oferecem um serviço personalizado de orientação e indicação das melhores obras de arte, fotografias, objetos e mobiliários vintage do acervo deles para o ambiente do cliente, seja ele residencial ou corporativo.

fotografia fine art

11) Ponto de Fuga: no Paraná (Curitiba) temos a Ponto de Fuga, num espaço que abriga produções de arte contemporânea, com atenção especial para a linguagem fotográfica, publicações e impressos. Além disso a galeria organiza eventos culturais com o objetivo de reunir a comunidade artística local e convidar o público para o diálogo.

fotografia fine art

12) Jackson Fine Art: uma galeria de Atlanta (EUA) especializada em fine art, eles já possuem 30 anos de história e trabalham com grandes nomes dos sécs. XX e XXI. Eles estão com 2 exposições em viewing room: até 19/08 é possível visitar a exposição do artista norte-americano Todd Murphy e até 28/08 é possível acessar a exposição “Paradise Lost” da fotógrafa germano-brasileira Mona Khun.

fotografia fine art

13) Lumas Photo Art: é uma galeria online, mas que possui várias filiais pelo globo. Eles contam com opções para todos os gostos e bolsos também. A Lumas ainda tem uma revista impressa que você pode solicitar gratuitamente, na verdade você precisa se inscrever no site. Eu fiz o pedido da minha, vamos ver se ela vem!

fotografia fine art

14) Saatchi Art: já é uma galeria bastante tradicional e possui uma área dedicada à fotografia fine art que conta com artistas de vários países, são mais de 306.000 edições limitadas para escolher! O site é de fácil navegação e os filtros ajudam e muito já que as possibilidades são muitas.

fotografia fine art

15) Morrison Hotel Gallery: pense numa galeria dedicada não só à fotografia fine art, mas à música também! Essa é a Morrison Hotel, lá você pode encontrar imagens de sua banda, ou cantores e cantoras e artistas favoritas. São milhares de possibilidades que vão desde o mainstream até as mais obscuras bandas punk. Você pode fazer a pesquisa pelo nome do artista/banda de interesse. Vale muito a pena a visita ao site.

fotografia fine art

Escrito por

Tem se dedicado aos estudos de fotografia e imagem desde 2005. Está sempre com os olhos abertos, ouvidos atentos, imaginação fértil e a língua afiada.