Fotografia de moda é a nova estrela no mundo das artes

“Atelier Baude” is a 1997 photograph by Peter Lindbergh, whose works are being shown at the Gagosian Gallery in Paris. In the 1980s, his images of Linda Evangelista and others created the concept of a supermodel.Credit

“Atelier Baude” é uma fotografia de 1997 de Peter Lindbergh, cujas obras estão sendo exibidas na Galeria Gagosian em Paris. Na década de 1980, suas imagens de Linda Evangelista e outras criaram o conceito de supermodelo.Crédito Peter Lindbergh

“Os fotógrafos de moda são os novos pintores”, disse Peter Lindbergh enquanto preparava o espetáculo de suas dramáticas imagens em preto-e-branco, abertas na semana passada na Galeria Gagosian, em Paris. Quem teria adivinhado nos inebriantes anos 80 – quando as novas imagens naturais de Lindbergh de Linda Evangelista, Cindy Crawford e outras criaram a supermodelo – que o mundo da arte perderia seu desdém pelo comercialismo da fotografia de moda?

 

From left, “Actress Gloria Swanson,” 1924, by Edward Steichen; “Mainbocher Corset,” 1939, by Horst P. Horst.

From left, “Actress Gloria Swanson,” 1924, by Edward Steichen; “Mainbocher Corset,” 1939, by Horst P. Horst.

Hoje, a fotografia de moda é a estrela em ascensão da arte, atraindo grandes multidões para exposições (que produzem receita muito necessária de patrocínios, aluguéis e até mesmo mercadorias) e atraindo mais colecionadores. Até mesmo a indústria da moda está mostrando mais respeito pela forma.

Grandes nomes estão em holofotes de museus, desde a elegância clássica de Horst desde 6 de setembro no Victoria and Albert Museum em Londres, até “Alta Moda” de Mario Testino, peruanos em roupas locais, no Dallas Contemporary de 21 de setembro.

A The Sims Reed Gallery em Londres, que mostra estampas, está capitalizando também a tendência, exibindo fotos de moda pela primeira vez, começando esta semana com fotos sensuais de Miles Aldridge, incluindo a mulher bronzeada em “Tan Lines” ( 12.000 libras, ou cerca de US $ 19.400), juntamente com seus esboços preliminares, litografias e serigrafias. Como Lyndsey Ingram, dona da galeria, disse: “Mostrar fotografias de moda nos diferenciam de nossos concorrentes”.

Mark McKenna, diretor executivo da Herb Ritts Foundation, apontou a crise econômica de 2008 como o catalisador para o surgimento da fotografia de moda.

“As pessoas queriam cercar-se de imagens de glamour e beleza como as coisas eram difíceis, e fotos de moda representavam o oposto do que estava acontecendo no seu dia-a-dia”, disse ele, observando que houve um aumento de preços em dobro para o trabalho do Sr. Ritts desde então.

A mídia social hoje está dando aos fotógrafos de moda contemporâneos um perfil muito maior do que os artistas, que tendem a se afastar das plataformas públicas, disse Alexander Gilkes, fundador da casa de leilões online Paddle8. Exemplos incluem a conta do Tumblr de Steven Klein, que exibe seu arquivo, a maioria das fotos compartilhadas e informações de contato fáceis, e os 500.000 seguidores do Instagram de Nick Knight.

Com a explosão de blogs, Instagram e Pinterest, a fotografia de moda se tornou a nova linguagem visual. “Estamos muito conscientes sobre como as pessoas se parecem agora, e é assim que vemos as fotos hoje”, disse Michael Hoppen, cuja galeria epônima no bairro de Chelsea, em Londres, representa favoritos da moda como Ellen von Unwerth e William Klein, cujo trabalho foi exibido neste verão.

“Actress Anna May Wong,” 1930, by Edward Steichen; and “Traditional Women’s Dress, Province of Espinar Cusco, Peru,” 2007, by Mario Testino.

“Actress Anna May Wong,” 1930, by Edward Steichen; and “Traditional Women’s Dress, Province of Espinar Cusco, Peru,” 2007, by Mario Testino.

Da esquerda, “Atriz Gloria Swanson”, 1924, de Edward Steichen; “Mainbocher Corset”, 1939, por Horst P. Horst. Crédito Condé Nast Archive, Condé Nast Publications, Inc., Nova Iorque (Gloria Swanson); Condé Nast / Horst Estate, via Victoria and Albert Museum (Espartilho Mainbocher)
“Muitas fotos não filmadas como imagens de moda são agora vistas como moda, como” Mamas and Papas “de Klein, que era uma foto de rua quando ele foi filmado”, disse Hoppen. “E nós recontextualizamos a imagem à medida que nos afastamos do tempo.”

No Smithsonian American Art Museum, em Washington, Elizabeth Broun, sua diretora, ecoou os comentários de Hoppen, dizendo: “Somos muito mais receptivos à fotografia de moda porque passamos da alta arte para uma cultura visual abrangente”.

“Eu prefiro comprar uma foto em vez de colocar meu dinheiro na bolsa porque posso ver e não há impostos se você vender hoje”, disse Guilhem Gravier, colecionador de Paris que pagou US $ 5 mil em 2002 para sua primeira fotografia. – “El Mirage, Versace Dress, Vista Traseira” do Sr. Ritts – que agora está avaliado em US $ 60.000. “Eu não confio no mercado financeiro, mas confio no mercado de fotografia de moda porque está subindo constantemente”.

Os preços dos leilões subiram, com a fotografia de moda chegando ao topo regularmente graças a nomes famosos como Richard Avedon, Helmut Newton, Mr. Penn e agora Sr. Lindbergh. Por exemplo, dois dos três principais lotes da Christie’s em Nova York, em abril, foram imagens da Penn: “Mulher com rosas no braço (Lisa Fonssagrives)”, vendida por US $ 185 mil, e uma imagem da capa da Vogue em preto e branco com Jean Patchett. $ 161.000.

No entanto, esses preços são modestos em comparação com outras formas de arte. A Sotheby’s London, por exemplo, vendeu três estudos de Francis Bacon por 26,6 milhões de libras, enquanto a cama desfeita de Tracey Emin custou 2,5 milhões de libras no Christie’s London em janeiro. Assim, em comparação, Kara Vander Weg, da Gagosian Gallery, observou que o preço mais acessível, mesmo para uma impressão da Avedon, é um grande atrativo para novos colecionadores, que eventualmente podem se expandir para obras mais caras de artistas contemporâneos.

A escassez ajudou a alimentar o valor da fotografia de moda. Não há reimpressões do trabalho de Avedon, conforme estipulado em seu testamento, disse Vander Weg, que representa as imagens do fotógrafo em nome da Galeria Gagosian. Os fotógrafos modernos também estão limitando suas impressões, com Aldridge distribuindo apenas três por foto para suas galerias de Nova York, Londres e Amsterdã.

Otto Stupakoff - Fotografia de Moda

Otto Stupakoff – Fotografia de Moda

“À medida que a Internet esmagou as revistas e o mundo das artes gráficas em pedacinhos, agora estamos buscando outros fóruns”, disse Aldridge. “Quando tiro uma foto, quero deixar uma impressão grande para as minhas galerias e não mais para as revistas, então o processo é completamente diferente. ”

Os mercados internacionais também têm respondido ao apelo da fotografia de moda, razão pela qual Arnaud Adida, fundador da A. Galerie em Paris, disse em uma entrevista por e-mail que levou apenas imagens de moda para exibir na Photo Shanghai, a primeira feira internacional de fotografia da cidade.

Adida disse que seu estande, que exibia imagens como o retrato íntimo de Kate Moss e Carla Bruni feito por Patrick Demarchelier em 1994, provou ser tão popular que em uma semana do evento ele fez vendas suficientes para recuperar suas despesas e adicionou 25 novos e potenciais clientes em seu mailing.

A fotografia de moda também é mais reconhecida como uma grande parte da indústria da moda hoje, disse Inez Van Lamsweerde, que, junto com Vinoodh Matadin, formam uma dupla bem conhecida no campo. Suas imagens de moda manipuladas digitalmente são frequentemente vistas em espaços de arte influentes como o Museu Whitney de Arte Americana e a Bienal de São Paulo, no Brasil.

“Nós traduzimos a ideia dos designers em uma imagem que as pessoas compram”, disse Van Lamsweerde. “Hoje em dia isso é mais valorizado por causa da Internet e da necessidade de conteúdo que chama a atenção na Web em nossa cultura saturada de imagens”.

Com instituições de moda financiando grandes eventos culturais, como o patrocínio da Chanel no festival de moda e fotografia Hyères na França, muitos vêem o papel da fotografia na arte continuar a crescer.