Na última postagem selecionamos algumas galerias e institutos especializados em Fotografia Fine Art e hoje iremos falar sobre mais algumas possibilidades de negócio. A internet trouxe visibilidade para artistas e também permitiu que novas modalidades de comércio fossem criadas. Mas é preciso prestar atenção, pois abrir uma loja virtual não difere muito das lojas físicas no que diz respeito a algumas regras e exigências. É sempre bom estudar e se manter informado. Veja abaixo alguns exemplos bem interessantes e que podem auxiliar a escolha do seu negócio:
Artsy: é uma das plataformas de artes visuais mais importantes e reconhecidas, ela possui um rico conteúdo editorial e funciona como ponte entre colecionadores, galerias e artistas. Você pode criar uma conta no site e a partir das preferências começar a seguir as áreas e conteúdos de interesse. A Artsy tem um aplicativo para celular (iOS) onde, além de informações sobre obras e artistas, é possível entrar com contato com a galeria, ver preços e até participar de leilões. https://www.instagram.com/artsy/
Democrart: surgiu em 2010 com a proposta de fornecer arte de qualidade a um valor acessível e em diferentes tamanhos e formatos. Além da galeria online, onde é possível acessar todo o acervo, ela possui 4 galerias físicas em São Paulo (capital) que, além das exposições, promovem palestras e outros eventos. https://www.instagram.com/democrart/
Golovaty Gallery: possui obras do fotógrafo Demian Golovaty e a proposta é bastante interessante, existe um recurso no site chamado “Ver na Parede”, onde é possível visualizar a foto no tamanho desejado no ambiente escolhido. Além da galeria virtual é possível visitar o showroom que é o estúdio do artista. As visitas podem ser agendadas através do email: contato@golovatygallery.com – https://www.instagram.com/golovatygallery/
Foundwork: foi desenvolvida com a proposta de conectar artistas, curadores e galerias. É uma rede social para artistas e colaboradores onde é possível exibir seus trabalhos e obter maior visibilidade. Não é possível comercializar as obras, o objetivo é a conexão. https://www.instagram.com/foundwork.art/
Etsy: é uma loja de departamentos de criatividade online e a proposta é oferecer produtos especiais diretamente dos produtores. Ela possui uma seção de artes e colecionáveis e dentro desta seção está a fotografia. Você pode vender na plataforma para clientes do mundo inteiro. Eles possuem diversos pacotes e também ferramentas e cursos para ajudar a montar a sua loja online, além do aplicativo para celular. https://www.instagram.com/etsy/
Society6: tem uma proposta bem parecida com a Etsy, você também pode vender suas fotografias na plataforma que possui a seção Wall-art dedicada às artes visuais. Vale a pena conferir o site e eles também possuem aplicativo para celular. https://www.instagram.com/society6/
BBuzzArt: conforme a descrição do próprio site, é a nº 1 em comércio de arte da Ásia. É uma plataforma que promove a visibilidade de artistas emergentes e possibilita a venda das obras. Possui conteúdo bastante interessante e também está disponível em aplicativo para celular. https://www.instagram.com/bbuzzart/
Casa Tendenza: galeria com sede em Porto Alegre/RS, a Tendenza por meio de uma curadoria especial, consegue aliar o universal e o particular nas suas obras. Cada coleção chamada de “tendenza” possui uma história, uma essência que a torna única. Mas eles não param na produção e difusão de arte! O site e o canal no YouTube estão repletos de conteúdos feitos sob medida para os amantes das artes, clientes e parceiros. Não esqueçam de checar o Instagram: https://www.instagram.com/casa_tendenza/
Bônus: bancos de imagem também são uma possibilidade de negócio, como por exemplo a:
Dreamstime: é um dos maiores bancos de imagem, segundo informações do site: em agosto de 2019, a Dreamstime conta com mais de 26.000.000 de membros registrados, mais de 530.000 fotógrafos contribuintes e 114.000.000 de fotos, ilustrações, cliparts e vetores. Com 26 milhões de usuários, a agência se descreve como a maior comunidade de banco de imagens. Também possuem aplicativo para celular. https://www.instagram.com/dreamstime/
Estes foram alguns exemplos de negócio bastante inspiradores. Desde galeria com marca própria, franquia ou vendas em lojas virtuais e bancos de imagens, existem muitas maneiras de comercializar suas obras e ainda redes sociais específicas para artistas que facilitam a conexão com curadores, colecionadores e todos os amantes das artes. Visite os sites e redes sociais, vale muito a pena e até semana que vem!