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Pinterest para Artistas

Como a mídia social visual pode aumentar as vendas e promover sua marca?

Não importa o quão antiquado seja o seu estilo de marketing, você deve estar ciente de como a mídia social se tornou a forma preeminente de alcançar muitos mercados consumidores. O Facebook é a rede social mais acessada, mas existem muitos outros atores importantes nessa área, incluindo Twitter, Instagram e Pinterest.

O Pinterest usa a analogia de um quadro de avisos, no qual os usuários “fixam” itens de interesse em vários quadros. Você também pode pensar nisso como o equivalente moderno dos post it.

DISTINÇÕES NA MÍDIA SOCIAL

Idéias simples tornam um site de mídia social um sucesso, mas o mercado de mídia social é tudo menos direto. As coisas que diferenciam um site social de outro são frequentemente os mesmos elementos que atraem – ou repelem – um segmento de mercado.

Por exemplo, a atração do Facebook para muitos mercados de consumo tem sido simplesmente sua onipresença. Saber que “todos” estão nele o torna um local atraente e completo para muitos usuários que procuram soluções fáceis. Como o Facebook se tornou onipresente, no entanto, muitos de seus usuários foram para outros sites, especialmente os usuários mais jovens que não queriam estar na mesma plataforma que seus pais.

Cada site de mídia social tem sua própria razão de ser – uma reviravolta ou artifício que o diferencia de outros sites. A diferença do Twitter é que ele permite que os usuários se comuniquem rapidamente. O Instagram, por outro lado, alcança o sucesso ao permitir que os usuários se comuniquem por meio de imagens.

Muitas das reivindicações de fama de uma rede são simplesmente porque eram as mais novas – ou, momentaneamente, as mais modernas – do setor. A maioria dessas redes veio e se foi. Apenas alguns poucos conseguiram se juntar à pequena lista de ícones de mídia social. O Pinterest tem esse poder de permanência, graças à maneira como permite aos usuários empregar suas ferramentas.

NO PINTEREST

A intenção do usuário médio do Pinterest é encontrar elementos que então incorporam em seus próprios painéis. Da mesma forma que usam um mecanismo de busca, os usuários podem pesquisar no Pinterest por assuntos e conteúdos específicos. Eles podem, então, criar painéis visualmente atraentes fixando e agrupando o conteúdo que descobrem de maneiras que façam mais sentido para suas necessidades.

Por exemplo, os usuários podem criar e nomear muitos painéis e, em seguida, organizar elementos fixados neles. Cada pino é um link para o site original em que a imagem apareceu e, como tal, os pinos são mais do que apenas fotos; muitas vezes também incluem bits de informação. Os usuários podem reunir itens de interesse pessoal, receitas e instruções em quadros de referência.

Devido a essa flexibilidade, a plataforma do Pinterest experimentou um crescimento significativo desde sua criação em 2010. Em uma notícia recente, um dos co-fundadores do Pinterest disse ao Business Insider que a rodada mais recente de arrecadação de fundos da empresa trouxe à empresa até US $ 1,3 bilhão em investimentos. Essa quantia pode parecer muito, mas a empresa está avaliada em US $ 15 bilhões – nada mal para uma start-up de 10 anos.

Demograficamente, o site é mais popular entre as mulheres. De acordo com dados de 2012, 83 por cento de sua base de usuários são mulheres – exceto na Inglaterra, onde 56 por cento dos usuários do Pinterest são homens. A distribuição de idade do Pinterest é muito parecida com a dos usuários da Internet em geral. Assim, atinge uma ampla gama de usuários.

Do ponto de vista de artistas e revendedores, esse grupo demográfico pode representar uma grande oportunidade, porque esses usuários do Pinterest dão grande ênfase à decoração, projetos do tipo “faça você mesmo” e melhorias na casa. As pessoas interessadas nesses tópicos geralmente também se interessam por arte.

O Pinterest é uma plataforma próspera na qual se concentra muitos tipos de esforços de marketing de arte. Esse fato é importante para o profissional de marketing e para a plataforma. O Pinterest tem se esforçado muito para ajudar os usuários empresariais.

 

FAZENDO NEGÓCIOS

Obviamente, fazer negócios em um site de mídia social envolve mais trabalho do que ser um consumidor regular nele. Embora uma conta comercial no Pinterest não pareça obviamente diferente do ponto de vista do consumidor, ela dá ao usuário acesso a muitas coisas projetadas apenas para empresas.

Um dos aplicativos mais úteis de uma conta empresarial é o acesso às análises do Pinterest. A análise exibe sua média de impressões diárias, visualizações diárias, visualizações mensais e seguidores engajados mensais. Eles também permitem que você descubra o que as pessoas mais amam no seu perfil do Pinterest e no seu site, quais pinos direcionam o tráfego de volta para o seu site, quem é o seu público no Pinterest – incluindo gênero, localização e interesses.

Outro benefício de uma conta empresarial é a capacidade de usar Rich Pins. Os pinos ricos estão uma etapa acima dos pinos padrão. Eles permitem que você adicione detalhes e incluindo informações de preços e um link direto para o seu site. Assim, os Rich Pins devem se tornar mais úteis para os usuários e resultar em mais tráfego para o seu site. Os Rich Pins incluem seleções de filmes, receitas, artigos, produtos e lugares. Se você vende produtos, observe que os Pins de produtos incluem informações de preços em tempo real, e qualquer pessoa que os tenha fixado receberá uma notificação de redução no preço. Esse recurso pode ser facilmente aplicado a itens de arte.

Os vendedores de arte também devem aproveitar as vantagens dos alfinetes de artigos e locais. Você pode usá-los para criar informações de valor agregado que atraem clientes em potencial. Os alfinetes de artigo podem ser histórias de seu blog e itens sobre seus artistas; Os alfinetes de lugar podem ser itens sobre artistas regionais que você pode representar. Seja criativo e encontre maneiras de fazer o melhor uso dessas ferramentas.

Você não é obrigado a criar Rich Pins em uma conta comercial, mas se você tiver uma loja online, o esforço extra vale a pena. No entanto, a configuração de Rich Pins envolve etapas que podem exigir a ajuda de seu desenvolvedor da web.

Se você não criar Rich Pins, ainda poderá incluir o preço de um produto na descrição de um PIN padrão.

Outra forma criativa de usar uma conta do Pinterest é hospedar um concurso. Os concursos são divertidos e são uma ótima maneira de atrair um público maior e aumentar o envolvimento em sua conta do Pinterest. Seu concurso pode exigir que os participantes fixem uma imagem do seu site, sigam sua conta, fixem uma foto deles em um de seus produtos ou criem um quadro com um tema específico. Concursos também são uma ótima maneira de coletar endereços de e-mail.

OTIMIZE O PERFIL DA SUA CONTA

Escolha cuidadosamente sua imagem de perfil para ajudar as pessoas a reconhecer sua empresa. Se você tiver um logotipo, use-o. No entanto, certifique-se de que seu logotipo seja quadrado, porque é assim que seu perfil será exibido. Se o seu logotipo não for quadrado, peça ao seu designer para fazer uma versão quadrada dele.

Por outro lado, se você “é” sua marca – por exemplo, como um artista – use uma bela foto sua no seu perfil do Pinterest. Se você estiver ativo em outras redes sociais, use a mesma imagem de perfil em suas plataformas para que seus seguidores em uma rede o reconheçam instantaneamente em outras.

Nomeie sua conta adequadamente. Use o nome da sua empresa. Se o nome do seu produto for mais popular do que o nome da sua empresa, use o nome do produto.

Escolha um nome de usuário que faça sentido. Seu nome de usuário passa a fazer parte do URL personalizado do seu perfil do Pinterest (ou seja, pinterest.com/username), portanto, torne-o igual ao nome da sua empresa.

Na seção Sobre você, escreva uma descrição coloquial de quem você é, tecendo naturalmente suas palavras-chave. Forneça e verifique também o URL do seu site. Esta etapa é necessária se você deseja que o URL com hiperlink apareça em seu perfil. O Pinterest fornece instruções passo a passo para realizar essa tarefa.

Agora comece a fixar! Você pode facilmente fixar itens enquanto navega na web. Basta instalar o botão Pin It em seu navegador e você pode fixar imagens de qualquer lugar da web em um de seus painéis sem sair da página.

As empresas devem considerar seriamente a instalação do widget Pin It e um ou mais dos outros botões do Pinterest – incluindo Seguir, Perfil e Quadro – em seus sites para permitir que os visitantes compartilhem facilmente o conteúdo do site. Você pode encontrar o botão Pin It e outros botões e widgets na página Button and Widget Builder. Para encontrar esta página, visite a página Goodies na seção About do site do Pinterest.

MÍDIA SOCIAL: É UM PROCESSO

Como todos os outros esforços de marketing, a mídia social é um processo que não mudará seus negócios da noite para o dia. É necessário um compromisso das empresas para se tornarem parte da rede de mídia social em que se inserem.

Se você aplicar essas etapas com comprometimento real e ao longo de um período de tempo, os retornos podem ser enormes. Lembre-se de uma coisa: consistência. Não estabeleça metas ou compromissos muito altos. Decida quantas horas por mês você deseja dedicar ao esforço e persista. Colocar consistentemente cinco horas por mês produzirá melhores resultados a longo prazo do que dedicar 20 horas por mês algumas vezes por ano.