20 fotógrafas para seguir no Instagram

Fotógrafas Instagram
Foto: Ana Paula Umeda

É desnecessário lembrar que a fotografia é uma área onde a predominância sempre foi masculina. Na história dessa atividade contamos com muitas mulheres pioneiras, grandes fotógrafas que abriram muitas frentes para as gerações posterires. Felizmente, ao longo dos últimos anos, a presença feminina atrás das câmeras tem ganhado cada vez mais corpo.  Escolher 20 fotógrafas, em meio a tanta gente boa, não foi uma missão fácil. Eu quis que essa seleção fosse a mais diversa possível e que mostrasse as muitas facetas e possibilidades dentro desse universo. Eu gostei muito da lista final e espero que vocês também gostem!

 

1) Paola Kudacki: fotógrafa e diretora nascida em Buenos Aires, Argentina. Vive atualmente em Nova Iorque e divide seu tempo com trabalhos em Londres, Paris e Los Angeles. Com muitas fotografias de moda e documental, seu Instagram é recheado de celebridades e imagens poéticas com produção impecável.

https://www.instagram.com/paolakudacki/ | https://www.paolakudacki.com/

Fotógrafas Instagram
Paola Kudacki – site pessoal

 

2) Bettina Pittaluga: fotógrafa franco-uruguaia. Vive atualmente em Paris e busca retratar a beleza que existe na diversidade. Seus retratos, bem intimistas e sensíveis, procuram dar visibilidade para aquelas/es que fogem dos “padrões” e, por esse motivo, geralmente são sub-representadas/os.

https://www.instagram.com/bettinapittaluga/ | https://galerienumber8.com/artists/65-bettina-pittaluga/cover/

Fotógrafas Instagram
Bettina Pittaluga – Metal Magazine

 

3) Snezhana von Büdingen: fotógrafa russo-Alemã. Vive atualmente na Alemanha e seus retratos carregam um grande componente social. São imagens sensíveis e poéticas que não apenas nos encantam, mas provocam muitas reflexões. Destaque para a série realizada com pessoas com síndrome de Down durante o isolamento social.

https://www.instagram.com/snezhana_von_buedingen/ | https://www.vonbuedingen.com/

Fotógrafas Instagram
Snezhana von Büdingen – Foto Klaus Dyba (site pessoal)

 

4) Mylene Rizzo: fotógrafa brasileira, também psicóloga e historiadora. Com o bordado sobre a fotografia, como dito na sua bio, vai tecendo tramas e interseções. As fotos de suas andanças pelo mundo ganham um toque especial com as cores e os motivos naturais de seus bordados. Humanidade e natureza em harmonia, como deve ser.

https://www.instagram.com/mylenerizzofotografia/ | https://www.mylenerizzo.com.br/bordados/

Fotógrafas Instagram
Mylene Rizzo – Archtrends.com

 

5) Dara Scully: fotógrafa espanhola. Eu acho muito divertida sua bio que nos diz que ela é fotógrafa, escritora e criatura da floresta. Suas belas imagens, carregadas de narrativas e poesia, parecem nos transportar para um mundo fantástico, onde criaturas devem realmente existir.

https://www.instagram.com/darascully/ | https://darascully.com/

Dara Scully - Domestika
Dara Scully – Domestika

 

6) Kathy Ryan: fotógrafa norte-americana. Diretora de fotografia da “The New York Times Magazine” e lá ela trabalha desde 1987. Destaque para as fotos do livro “Office Romance” onde Kathy publicou uma série de fotos do prédio do The New York Times, seu dia a dia na firma em imagens bonitas, inusitadas e também poéticas.

https://www.instagram.com/kathyryan/ | https://www.lensculture.com/kathy-ryan?modal=project-96199

Kathy Ryan - NYTCO
Kathy Ryan – NYTCO

 

7) Donna Ferrato: fotojornalista e ativista norte-americana. Destaque para seu trabalho sobre violência doméstica. Seu livro “Living With the Enemy” (Aperture, 1991) foi lançado em conjunto com exposições e palestras que ajudaram a disseminar a discussão sobre violência de gênero e direitos das mulheres.

https://www.instagram.com/donnaferrato/ | http://donnaferrato.com/

Fotógrafas Instagram
Donna Ferrato – Twitter

 

8) Pan Alves: fotógrafa, modelo e ativista brasileira. Tem um trabalho de moda e life style que vale muito a pena conferir. Muita sensibilidade e poesia, retratos intimistas e muita natureza envolvida.

https://www.instagram.com/panalves/https://www.pamelaalves.com.br/sobre-mim

Fotógrafas Instagram
Pan Alves – site ovelhamag,com

 

9) Mamana: coletiva de fotógrafas brasileiras: @nayjinknss, @isis.medeiross, @nfbabi, @jacquelisboa, @janinemoraees, @melcoelhofoto, @vovomorte. Imagens potentes e eloquentes com muito ativismo e sem perder a poesia.

https://www.instagram.com/mamanacoletiva/

Fotógrafas Instagram
Mamana – Itaú Cultural

 

10) Kim Beil: escritora e professora de história da arte em Stanford. Este perfil é um pouco diferente, mas pra quem é amante da fotografia é um prato cheio. Kim publica imagens de livros de fotografia, alguns são verdadeiras relíquias, que tratam sobre técnica e os mais variados assuntos relacionados. Em 2020 ela lançou o livro: “Good Pictures: A History of Popular Photography” que acompanha 50 mudanças de estilo na fotografia, desde sua invenção até os dias atuais.

https://www.instagram.com/kim.beil/https://www.kimbeil.com/

Fotógrafas Instagram
Kim Beil – site pessoal

 

11) Nate Castro: fotógrafa e ativista brasileira. Muita diversidade e muita luta nos retratos feitos pela Nate. Como descrito na sua bio “fotógrafa de mulheres” e, por mais simples que possa parecer, esse é um motivo que carrega uma miríade de possibilidades, e nos pergunta, afinal, o que é ser mulher?

https://www.instagram.com/natecastrofotografia/ | https://www.facebook.com/natecastrofotografia/

Fotógrafas Instagram
Nate Castro – Facebook

 

12) Veronica Sanchis: fotógrafa venezuelana que atualmente vive em Hong Kong. Fundadora do @fotofeminas, uma plataforma para promover fotógrafas latino-americanas e caribenhas, vale a pena conferir os dois perfis.

https://www.instagram.com/veronicasanchis/?hl=enhttp://www.veronicasanchis.com/

Fotógrafas Instagram
Veronica Sanchis – Twitter

 

13) Nuvem_cianotipia: da artista Helen Carpiné, é um perfil que conheci recentemente e que me cativou logo de cara. Para quem é amante de processos históricos (ou alternativos) é o lugar ideal para ver as várias possibilidades de utilização encontradas pela Helen, uma peça mais fofa que a outra!

https://www.instagram.com/nuvem_cianotipia/?hl=enhttps://www.nuvemcianotipia.com.br/

Fotógrafas Instagram
Nuvem Cianotipia

 

14) Ingrid Beddoes: fotógrafa fine art inglesa, atualmente vive em Portugal. Seu perfil no Insta é um daqueles lugares onde podemos nos refugiar quando precisamos tranquilizar nossa mente e, por que não, nossos olhos. São imagens delicadas, detalhes, cores e composições na medida e sempre muito poéticas.

https://www.instagram.com/ingridbeddoes/?hl=en | https://www.ingridbeddoes.com/

Fotógrafas Instagram
Ingrid Beddoes – Facebook

 

15) Koral Carballo: fotógrafa mexicana. Mesclando fotografia documental, fotojornalismo e arte, Koral apresenta narrativas visuais sobre identidade, território e violência. Fotos potentes, mas sem perder a sensibilidade.

https://www.instagram.com/koralcarballo/?hl=en | http://www.koralcarballo.com/about

Fotógrafas Instagram
Koral Carballo – site pessoal

 

16) House of Mirth Photos: perfil da Stacy Waldman. Este também é um pouco diferente. Lá são vendidas fotografias antigas, é como se fosse um grande mercado de pulgas só de fotografias. Tem as imagens mais variadas possíveis e algumas muito peculiares. Para quem gosta de ver fotos desse tipo (eu amo!) é o lugar ideal. Para que servem essas fotos? Use sua imaginação, elas podem contar qualquer história!

https://www.instagram.com/houseofmirthphotos/?hl=enhttps://www.houseofmirthphotos.com/new-arrivals.php

Fotógrafas Instagram
House of Mirth – site

 

17) Citlali Fabián: artista visual yalalteca (povo originário mexicano) atualmente vive entre México e Reino Unido. Citlali utiliza a fotografia produzir narrativas visuais que retratam a identidade e suas conexões com o território, migração e os laços comunitários. Suas histórias têm potência e sensibilidade.

https://www.instagram.com/citlalifabian/?hl=en | http://www.citlalifabian.com/

Fotógrafas Instagram
Citlali Fabián – site pessoal

 

18) Gab Bois: artista visual canadense. Criatividade, ironia e muita diversão, assim é o perfil de Gab Bois. Suas fotografias retratam, de maneira bastante surreal, os objetos e alimentos do nosso dia a dia sendo reconfigurados e ressignificados, como resultado temos imagens que incomodam, mas sem perder o humor.

https://www.instagram.com/gabbois/?hl=en | https://gabbois.com/

Fotógrafas Instagram
Gab Bois – fizzymag – foto: marz.marz

 

19) Cristina De Middel: fotógrafa espanhola. Com um trabalho que mistura documental e conceitual ela brinca com a ambiguidade da fotografia e sua relação com a realidade. Fotógrafa da Magnum e embaixadora da Leica na Espanha, seu Instagram nos dá uma boa ideia do seu vasto e belo trabalho.

https://www.instagram.com/lademiddel/?hl=enhttp://www.lademiddel.com/

Fotógrafas Instagram
Cristina de Middel – site art base africa

 

20) Tasneem Alsultan: fotógrafa nascida nos EUA, cresceu entre o Reino Unido e a Arábia Saudita. Sua fotografia documental procura registrar as questões sociais, de gênero e de direitos humanos na região da Arábia Saudita (onde reside atualmente) e do Golfo. Seu trabalho procura desconstruir as visões estereotipadas do ocidente com relação à essas regiões e mostrar pessoas que não se conformam nessas visões.

https://www.instagram.com/tasneemalsultan/?hl=enhttps://tasneemalsultan.com/

Fotógrafas Instagram
Tasneem Alsultan – Twitter
Escrito por

Tem se dedicado aos estudos de fotografia e imagem desde 2005. Está sempre com os olhos abertos, ouvidos atentos, imaginação fértil e a língua afiada.