Metaverso e as artes visuais

O que é metaverso e como posso me envolver com ele?

A palavra “metaverso” despertou o interesse de pessoas das mais variadas áreas. Com esse burburinho, empresas líderes como Meta, Apple, Google e Microsoft revelaram seus planos de investir nesse tema e desenvolver ofertas exclusivas para seus clientes. Até 2024, os analistas preveem que o metaverso será um mercado de US$ 800 bilhões.

Metaverso

O que é metaverso?

Um espaço social virtual compartilhado onde os usuários podem interagir uns com os outros. É um mundo de realidade virtual paralelo ao físico, onde você pode fazer muitas coisas que faz na vida real. Para entrar nesse ambiente é bem simples, basta acessar a internet e entrar na plataforma de sua escolha. Para muitas plataformas você precisará usar um fone de ouvido especial ou óculos digital.

De onde veio o conceito de metaverso?

Embora a ideia do tenha crescido rapidamente em popularidade nos últimos anos o nome é de 1992. Neal Stephenson cunhou o termo em seu romance de ficção científica Snow Crash. Stephenson descreveu como um mundo digital diretamente ligado ao mundo físico.

O metaverso do Snow Crash era um mercado virtual que circundava todo o planeta, permitindo aos usuários comprar e vender imóveis usando óculos de realidade virtual (VR) e jogando com um avatar 3D. .

Como funciona?

Funciona através de mundos 3D interconectados, interativos e imersivos. As pessoas usam VR e tecnologia de realidade aumentada (AR) para criar mundos que permitem que os indivíduos se conectem online sem a presença física.

O metaverso utiliza a tecnologia blockchain para criar sua economia de token. Criptomoeda, finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs) permitem que funcione e seja uma nova alternativa para interações on-line.

Onde o metaverso existe atualmente?

Atualmente você pode acessar de várias maneiras. As duas principais áreas onde existe atualmente são a realidade virtual e os videogames.

Realidade virtual

A RV é considerada a base porque fornece aos usuários a capacidade de interagir, socializar e colaborar virtualmente com outros usuários. Há muitas coisas da vida real que você pode fazer com VR no metaverso.

Jogos com vídeo

Roblox , Fortnite , Minecraft e outros videogames incluíram novos recursos que aumentam a experiência imersiva de seus produtos. Isso inclui criar avatares, comprar e vender ativos virtuais e interagir com outras pessoas que jogam.

Qual o seu propósito?

Os usos aplicáveis ​​ estão aumentando à medida que a tecnologia por trás dele melhora e se torna mais poderosa. O que permite interações e socializações com indivíduos sem as barreiras inerentes do mundo físico. Embora o metaverso ainda esteja tecnicamente em estágio experimental, você pode fazer várias coisas relacionadas a jogos, interações sociais e trabalho.

Avatar Descentraland

Quais os termos mais utilizados no Metaverso?

Avatar : Para entrar no metaverso, você deve ter um personagem digital para representá-lo.

Economias virtuais: o termo refere-se ao uso de criptomoedas e NFTs no metaverso. A economia virtual também se refere a como os jogadores podem negociar e vender itens entre si.

Realidade mista: a realidade mista integra os mundos físico e virtual para que os usuários possam interagir com ambos simultaneamente. Para experimentar a realidade mista, você precisará de um headset VR.

Realidade Aumentada

Realidade aumentada: uma câmera de telefone ou óculos AR permite que a realidade aumentada coloque elementos digitais no espaço físico. Ele fornece interação em tempo real em 3D.

Quais são alguns exemplos populares de metaversos?

Gigantes da tecnologia em todo o mundo têm desenvolvido e lançado sua própria versão do metaverso. Alguns dos exemplos mais populares são:

Decentraland

O metaverso mais popular na área das artes visuais. Muitas galerias e espaços de arte participam desse metaverso onde acontecem exposições, shows e eventos.

The Sand Box

Metaverso concorrente do Decentraland é um local popular e que tem muitas galerias e museus. Periodicamente acontecem shows e eventos e a experiência de imersão é muito parecida com outros metaversos.

Meta (Facebook)

Atualmente, a Meta está trabalhando para construir uma plataforma social de realidade virtual por meio de seu fone de ouvido e o Meta Quest 2. Com esse kit, a Meta oferece aos usuários experiências sociais únicas e a oportunidade de se conectar com outras pessoas.

Microsoft

A visão da Microsoft sobre o metaverso gira em torno do trabalho, como mostra sua plataforma de colaboração Teams, usada por empresas e organizações em todo o mundo. A empresa pretende avançar em seu metaverso e melhorar seu sistema de inteligência artificial.

Epics Games

A Epic Games é um bom exemplo  relacionado aos games devido seu game Fortnite. O Fortnite também organizou shows virtuais para seus usuários, incluindo apresentações de Travis Scott e Ariana Grande.

Roblox

A Roblox está trabalhando para fornecer videogames gerados pelo usuário por meio do metaverso e criar ambientes virtuais e ativos digitais para seus usuários.

Minecraft

Como o Minecraft é totalmente aberta e personalizável, você pode criar seu próprio metaverso dentro do jogo.

VR - Realidade Aumentada

VR para acessar o metaverso

Não é obrigatório mas a utilização de um óculos digital VR torna a experiência muito mais envolvente. O mercado oferece óculos VR dos mais variados preços. A partir de trezentos reais já é possível adquirir um óculos VR.

Agora que você conhece o metaverso que tal se inscrever em algum?

https://decentraland.org/

https://www.sandbox.game/pt-BR/

https://www.spatial.io/

https://www.minecraft.net/pt-br

https://www.fortnite.com/

https://www.roblox.com/

Gostou do nosso texto?

Você pode participar da nossa comunidade aberta NFT Brasil para ter acesso em primeira mão dos conteúdos que divulgamos em nosso blog e materiais produzidos com exclusividade para o grupo.

https://chat.whatsapp.com/IvWjLDz6q7f0klfbIPeYkC