Blockchain Cardano (ADA) mais novidades em NFT

Cardano-1-1024x576

Em agosto a blockchain Cardano lançará uma atualização, chamada Alonzo, que permitirá a implementação de contratos inteligentes, atualmente em fase de testes. Desenvolvedores de DeFi, DApps e NFT’s terão uma opção mais rápida e com taxas de gas reduzidas e, de acordo com seu criador, a ADA será uma forte concorrente da Ethereum.

A Cardano foi criada em 2015 por Charles Hoskinson, co-fundador da Ethereum. Seu nome foi emprestado do matemático renascentista Gerolamo Cardano (1501-1576) e sua criptomoeda ADA foi batizada em homenagem a Ada Lovelace (1815-1852), matemática e escritora, que foi quem escreveu o primeiro código para ser usado em uma máquina. Ada era filha da importante matemática Lady Byron (Anne Isabella Noel Byron) em quem se inspirou para seguir a carreira na área de exatas.

blockchain  Cardano é baseada em camadas, o que traz vantagens às pessoas, e, assim como as demais redes, funciona a partir da descentralização de movimentações financeiras. Ela ainda se baseia em metodologia científica, o que deixa seu código mais robusto e seguro, de acordo com o site InfoMoney:

“O projeto é definido como a terceira geração de criptomoedas. Neste raciocínio, o Bitcoin seria a primeira geração, o Ethereum a segunda, e a Cardano a terceira geração. Um dos principais objetivos da Cardano é, usando uma blockchain, ser uma moeda digital, assim como o Bitcoin. A ideia é servir como um meio de pagamento alternativo em países com dificuldade de acesso a bancos. Para isso, um de seus focos é melhorar a velocidade com que as transações são feitas”.

Como terceira geração de criptomoedas, a ADA se propõe a oferecer as melhores características e funcionalidades das anteriores e ainda apresentar soluções inovadoras para resolver problemas e limitações. Ela, ao contrário do Bitcoin e Ethereum, não surgiu de uma bifurcação (fork), mas foi gerada a partir de um código novo.

Cardano utiliza o protocolo proof-of-stake chamado Ouroboros, ao contrário do Bitcoin e do Ethereum que utilizam o protocolo proo-of-work, a utilização do PoS reduz consideravelmente a utilização de energia tornando-a mais sustentável. Esses protocolos são usados para a produção de consenso e validação das transações, o PoS também reduz o tempo de espera pela validação, um problema que atinge o Ethereum atualmente devido à grande quantidade de movimentações.

Conforme notícia do site Investing (13/06/21) “O primeiro contrato inteligente Plutus simples foi executado esta semana com sucesso na rede de teste AlonzoBlue Cardano” e ainda nos informa que “os contratos inteligentes são escritos em Plutus, uma linguagem de programação específica da Cardano. Agora, os testes dos contratos passarão pela fase AlonzoBlue, primeira etapa do Alonzo testnet. As transações do AlonzoBlue são validadas por um grupo limitado de operadores de pool e entusiastas da Cardano (ADA). Os experimentos são apoiados por várias equipes externas. Para a próxima fase de testes, o AlonzoWhite deve começar em julho com 500 testadores a bordo”.

Apesar da atualização que dará suporte para os contratos inteligentes só chegar plenamente em agosto, já existe muita movimentação com relação à venda de NFT’s, isso animou o mercado e fez o preço da ADA subir. Existe, inclusive, a possibilidade de negociação com o governo de El Salvador para a adoção da Cardano, lembramos que recentemente o Bitcoin foi oficializado nesse país. Leia também: http://finephoto.com.br/bolha-nft-estourou/

NFT Dao está construindo o padrão NFT para Cardano para isso está desenvolvendo um DApp de geração rápida de mercado NFT em Cardano. Qualquer um será capaz de lançar seu próprio nicho de mercado NFT. Eles estão reunindo especificações e montando padrões abertos que podem ser empregados por todos os projetos da Cardano.

Os NFTs Cardano Kidz celebram os heróis de Cardano. Eles ainda não têm utilidades reais, mas mesmo assim estão todos esgotados na pré-venda, principalmente porque são os primeiros. O comprador precisava enviar ADA e mencionar o ID da transação e o endereço. Os NFTs serão posteriormente entregues no mesmo endereço. O projeto está aguardando o lançamento do padrão Cardano Token antes do início da cunhagem. No futuro, as pessoas poderão vender ou trocar os NFTs em um marketplace.

blockchain cardano
Cardano Kidz

LoveAda é um mercado de arte digital. Atualmente, não está em funcionamento, mas está em processo de integração de novos criadores. O processo de seleção é organizado pelos membros da equipe para garantir que os artistas originais das obras de arte sejam incluídos.

Somint é um marketplace de arte. Ainda não foi lançado. É apoiado por James Duneith, Educador Fundador da Gimbalabs, vencedor do Fundo 1 e Fundo 2 do catalisador do projeto Cardano. Somint é construído em NFT Dao.

Semelhante ao conceito de colecionáveis, como o CryptoPunks, o Spacebudz possui 10.000 tokens, cada um com características diferentes. A pré-venda foi bastante popular e já está concluída. O marketplace está programado para ser lançado em breve.

blockchain cardano
Spacebudz

A chegada dos contratos inteligentes na blockchain Cardano agitará ainda mais o universo dos NFT’s que, apesar das flutuações, têm mostrado que realmente vieram para ficar. Em 2021, a ADA apresentou um ganho exponencial, superando a maioria das criptomoedas e hoje (28/06/21) é cotada a US$ 1,34, com uma capitalização de mercado de US$ 42,2 bilhões. Acompanharemos mais esse desenvolvimento do criptoverso e traremos mais notícias para vocês em breve.

blockchain cardano
“Victory” by Efflam Mercier – artista digital
Escrito por

Tem se dedicado aos estudos de fotografia e imagem desde 2005. Está sempre com os olhos abertos, ouvidos atentos, imaginação fértil e a língua afiada.