NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS NAS ARTES VISUAIS

LONDON, ENGLAND - JANUARY 30: A Christie's employee poses in a room with works by Miro at Christie's auction House on January 30, 2014 in London, England. The works make up part of the 'Impressionist and Moden Art' evening sale and 'The Art of the Surreal' evening sale which both take place on February 4, 2014 at Christie's auction house. (Photo by Dan Kitwood/Getty Images)

A Internet abriu diferentes possibilidades de criação de novos modelos de negócios nos mais variados nichos de mercado.
Um mundo sem fronteiras para informação e produtos digitais.
Nas artes visuais hoje temos diferentes formas para monetizar através da arte ou de forma criativa.
Como diria um grande amigo. “Hoje o artista não precisa vender quadro para viver bem, ele precisa criar uma forma criativa de ganhar dinheiro e isso pode ser até na criação de um produto, um produto com arte, um produto que seja a arte.”

Eu quero apresentar alguns modelos de negócios digitais e que foram pioneiros em suas áreas com foco em artes visuais.

E-commerce de Obra de Arte
Primeiramente vou falar da minha empresa, Galeria de Gravura, que foi o primeiro comércio eletrônico de obra de arte do Brasil. Um modelo importado de fora e que ainda não havia sido desenvolvido no país, talvez eu ainda tenha sido um dos primeiros comércios eletrônicos de gravuras no mundo. Eu não consigo confirmar essa informação, só que é muito provável.
Hoje temos diferentes estruturas de comercialização de obras de arte, basta ir no google e digitar “comércio eletrônico” que irá aparecer diferentes possibilidades. As plataformas disponíveis, principalmente as pagas dão inúmeras possibilidades de configuração e os meios de pagamento já estão tudo instalados e prontos para transferir o valor da venda para sua conta. Nunca foi tão fácil construir um comércio eletrônico. A Galeria de Gravura começou com um comércio eletrônico gratuito e vendeu mais de R$ 1.000.000,00 em gravura antes de mudar de plataforma.
Eu não irei indicar comércio eletrônico, basta fazer uma busca e comparar as opções.
O comércio eletrônico da Galeria de Gravura é uma infra estrutura mais robusta chamado Magento, bem mais caro que as opções de mercado.

http://www.gravura.art.br/

 

Banco de Imagens
Um modelo de negócio que é uma grande possibilidade para comercialização de fotografias, normalmente é fácil de cadastrar e sempre tem retorno se o usuário encara com seriedade tanto a produção como cadastro e gerenciamento, dificilmente o artista ganhará a vida só com o Banco de Imagens, mas é um bom complemento de renda.

https://goo.gl/LC9mKv

 

99 Desing
Uma outra dica super interessante é o 99 Designs.
As pessoas cadastram projetos no site e os prestadores de serviços como designs e artistas visuais produzem propostas para o projeto cadastrado, o projeto vencedor tem o ganho financeiro do Job.

https://99designs.com.br/

 

Cursos Online
Os cursos Online estão cada vez mais ganhando espaço no mercado educacional. Eu considero uma das melhores oportunidades do momento para quem gosta de ensinar e se propõem a criar vídeo aulas de determinado assunto. As plataformas de hospedagem estão cada vez mais simples de manusear. Nós temos diversos cursos online, vamos passar como exemplo o curso de Impressões Fine Art devido ao contexto que estamos inseridos, agora as possibilidades são infinitas, eu só sugiro que na hora de criar um curso busque temas bem específicos para não cair em um mar de concorrência. Eu vou dar um exemplo, em vez de produzir um curso de pintura, seria bem mais interessante um curso de pintura a óleo na técnica renascentista, talvez não exista nenhuma curso desse no mercado, já o de pintura você encontrará vários.
A plataforma que hospedamos os nossos cursos é Moodle. Eu sugiro uma busca na Internet que encontrarão plataformas mais simples e baratas.

O nosso curso de Fine Art (página de venda) – www.cursofineart.com.br

 

Bliive
Um projeto que eu gostaria de ter inventado, Bliive, uma rede colaborativa de troca de tempo. Entenda como funciona:
Você oferece uma experiência.
Por exemplo, uma aula de guitarra durante uma hora.
Pela hora oferecida você recebe um TimeMoney, a moeda de troca da rede.
Agora você pode trocar seu TimeMoney pelo o que quiser.
Não é demais??? Sou apaixonado por esse projeto.
https://bliive.com/?lang=pt-br

 

Catarse
O Catarse é uma poderosa ferramenta para viabilizar financeiramente um projeto.
Iniciativas inovadoras, criativas e ambiciosas se tornam realidade a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com elas.

Como funciona?
Os projetos são cadastrados no Catarse por Realizadores de diversas áreas. Cada um deles é completamente responsável por todas as informações e compromissos apresentados.
A partir do cadastro, o realizador poderá editar o rascunho por quanto tempo quiser. Nesse processo, ele deve escolher o modelo de financiamento, definir a meta e o orçamento do projeto e criar uma descrição clara e atraente para comunicar o objetivo da campanha. Além disso, caso queira, ele poderá também inserir um vídeo de apresentação do projeto e oferecer recompensas aos apoiadores.
Assim que estiver tudo pronto, o realizador poderá publicar o projeto diretamente da página de rascunho!

https://www.catarse.me/

 

Canvas Pop
O CanvasPop sempre me chamou a atenção pela praticidade em poder encomendar uma impressão. É uma empresa americana detentora de um sistema incrível que atende o cliente de forma personalizada e automática. Vale a pena conhecer esse projeto se você gosta de Impressões Fine Art, não existe nada igual aqui no Brasil.

http://www.canvaspop.com/

 

Society6
É um site que trabalha com diferentes artistas que cadastram suas obras no site e eles a aplicam em diferentes tipos de produtos, alguns produtos ficam muito bom outros ficam um pouco tosco,  vale a intenção. A curadoria na linha pop é bem interessante, apesar de fazer uma salada em alguns momentos no geral o modelo é bem interessante.

https://society6.com/bags