No texto de hoje falaremos sobre NFT e moda. Roupas, calçados e acessórios já são comuns no mundo digital. Tênis que soltam fogo e estampas que se modificam, quando lidamos com realidades alternativas a imaginação é o limite. Aqueles que estão acostumados apenas ao mundo físico podem estranhar a aquisição de bens digitais, mas para aqueles transitam com naturalidade entre os dois mundos isso é tão corriqueiro quanto ir a uma loja “normal” e comprar o que se precisa. A cada dia as fronteiras parecem dissolver-se ou, pelo menos, ficarem cada vez mais tênues. Com o advento dos NFT’s o mercado de luxo, marcado pela exclusividade e diferenciação, também encontrou o seu espaço e começou a colonizar essas novas paragens.
Em julho a Sotheby’s leiloou um diamante chamado “The Key 10138” por $12.2 milhões em criptomoedas, a pedra de 101.38 quilates foi uma das maiores já vendidas e é descrita como “perfeita”, não foi o NFT, ela realmente existe no mundo físico, mas o que chama atenção, além do valor, é o fato de ter sido arrematada em criptomoeda mesmo com as flutuações dos últimos meses.
Em abril a marca de relógios Jacob & Co vendeu a versão em NFT do seu modelo mais vendido, o SF24 Tourbillon. O leilão foi feito pela plataforma NFT ArtGrails e o valor pago foi US$ 100.000,00.
Em março/21, a grife Gucci desenvolveu uma linha de tênis digitais (Virtual 25), com o preço de US$ 12,00 (muito mais baratos que os calçados físicos), visando gamers. Esses não são NFT’s, mas a marca leiloou em junho o NFT de um vídeo de 4 minutos, baseado na coleção Aria (que contou inclusive com um “hack” da grife Balenciaga) pela Christie’s, o valor final foi US$ 25.000,00 e ainda há rumores de que em breve ela lançará versões 3D de suas peças em NFT.
Entre os dias 28 e 30 (agosto) a grife Dolce & Gabbana lançará, durante os eventos Alta Moda, Alta Sartoria and Alta Gioielleria em Veneza, a “Coleção Gênesis” (Collezione Genesi) em NFT. O lançamento acontece em parceria com o marketplace UNXD e de acordo com a marca o conceito envolvido na criação é o “Dress from a Dream”.
Dolce&Gabbana partners with luxury marketplace @UNXD_NFT to present “Collezione Genesi”, the first ever exclusive Alta Moda NFT collection.
Reserve your spot at https://t.co/ic0o2iuFR1pic.twitter.com/KUMgHdRUzD
— Dolce & Gabbana (@dolcegabbana) July 19, 2021
Mas grifes menores e varejistas também já estão presentes em plataformas de NFT. Um bom exemplo é a Clothia, que possui inclusive sua própria criptomoeda $CLOTH, uma plataforma com curadoria que facilita o acesso entre designers emergentes e compradores. Eles promovem leilões de vestidos em NFT e as/os compradoras/es recebem também a versão física e todas peças são únicas.
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Replicant é uma loja russa de roupas digitais. No site, você escolhe seu “outfit”, envia uma foto sua, faz o pagamento e dentro de 48 horas você recebe sua foto com a roupa escolhida aplicada. Pensada principalmente para influenciadores digitais, a marca oferece um produto com bom custo benefício além de se apresentarem como ecologicamente corretos pelo fato da roupa ser digital, gerando, assim, economia de matérias-primas, emissão de carbono e mão de obra.
Quando penso nessas roupas aplicadas digitalmente faço uma espécie de viagem à infância, quando costumava brincar com aquelas bonequinhas de papel que tínhamos que recortar as roupinhas que eram aplicadas nas bonecas. Ainda hoje elas existem. Lembro-me também das peças que costumava costurar para minhas Barbies, até fazia meus croquis e arriscava alguns acessórios em crochê. Meu lado estilista não foi para frente, mas confesso que tenho muita dificuldade para comprar roupas, creio que lá no fundo o meu desejo de produzir minhas próprias peças ainda exista.
Ao olhar para entrada do mercado de luxo no mundo digital, em parte impulsionada pelo sucesso alcançado com as artes digitais, não podemos deixar de perceber que trata-se, entre outras coisas, de ir aonde o dinheiro está, a venda do diamante que citei acima, com o pagamento feito em criptomoeda, é um ótimo exemplo. E mais, já sabemos que ninguém compra uma Louis Vuitton porque precisa de uma bolsa. O verdadeiro produto oferecido pelo mercado de luxo é a diferenciação e o NFT, com sua possibilidade de fornecer autenticidade e escassez consegue, além de entregar exclusividade, proteger, pelo menos a princípio, as marcas da imitação e pirataria.