Estúdio Fine Art. O Universo da Impressão Fine Art

estudio_fine_art_galeria_de_gravura_1

FOTOGRAFIA MODERNISTA – JOSÉ YALENTI

Nesta matéria o leitor terá acesso à conteúdos de relevância para a organização e montagem de um Estúdio Fine Art e compreender o sistema Digital Fine Art.
Fine Art é um sistema de impressão de obras de Arte que alia a qualidade do conteúdo autoral de artistas e fotógrafos à qualidade da impressão de imagens.

Para compreendermos o funcionamento de um Estúdio Fine Art, e ficarmos a par das condições e métodos que fazem com que a impressão Fine Art seja o processo que garante maior qualidade à obra impressa dentre todos os sistemas de impressão gráfica existentes no mundo, deveremos nos ater a suas etapas, seus insumos, equipamentos e espaço adequados.

O que é um Estúdio Fine Art? Quais são os equipamentos necessários para montar um Estúdio Fine Art? Que insumos deveremos utilizar para obtermos uma boa impressão? Quais as etapas necessárias para a realização de uma boa impressão Fine Art? Essas questões e outras mais que porventura o leitor possa ter serão esclarecidas aqui neste conteúdo que é uma prévia para o curso sobre Estúdio Fine Art que será organizado e disponibilizado neste site, http://finephoto.com.br/ e na aba Curso Fine Art, http://www.cursofineart.com.br/.

A seguir apresento informações importantes sobre o Estúdio Fine Art. Confira!

Para fins de elucidação, farei uma divisão, que terá por princípio tornar evidente a importância das etapas de criação, dos insumos, infraestrutura e equipamentos necessários para a organização de um Estúdio Fine Art. Vamos a elas!

Etapas de criação:
Captura da imagem.
Tratamento de imagem.

 

Equipamentos:
Impressora Fine Art.

Insumos:
Papel/tecido.

Infraestrutura:
Espaço de impressão.
Reserva técnica.
Sala de luz para verificação das cores.

Etapas de criação.

Captura da imagem.

Uma boa impressão Fine Art começa pelo registro da imagem. Chamaremos aqui de captura da imagem a etapa de criação que consiste em registrar a imagem por meio fotográfico, via scanner ou diverso. Podendo a obra, por assim dizer ser uma fotografia ou a fotografia de uma obra. Para o iniciante é fundamental ater se ao tamanho da imagem que deverá ter 300 dpi de arquivo. Abaixo desse tamanho o arquivo deverá ser testado com atenção e admite se também o uso de arquivos maiores do que 300 dpi. O cuidado com a captura da imagem faz se pela necessidade de obtermos uma boa impressão, pois a impressora Fine Art de alta qualidade exige que a imagem esteja em alta resolução para evitar com isso que a mesma fique com aspecto ‘pixelado’ impossibilitando uma impressão de qualidade.

Tratamento de imagem.

O tratamento da imagem ocorre geralmente quando a imagem em arquivo digital encontra se em rota de impressão, ou seja, está sendo ajustada no computador ou notebook acoplado a impressora Fine Art. Neste momento o impressor trabalha para ajustar a imagem conforme a resolução indicada de 300 dpi além de ajustes de cor que são fundamentais para destacar os contrastes das imagens e valorizar suas características. Neste momento ocorre ainda a escolha do papel que deve estar relacionado à característica da imagem, contribuindo com isso para uma impressão que assegura a qualidade da Fine Art impressa.
Equipamentos:

Impressora Fine Art.
A impressora é o equipamento central e fundamental para a impressão Fine Art. As alterações ocorridas nas últimas décadas nos sistemas de impressão permitiu que pinturas, desenhos e gravuras pudessem ser reproduzidas com alta qualidade a partir de um sistema organizado digitalmente que permite o transporte da imagem registrada através de câmeras fotográficas, scanners ou similar para um computador e em seguida sua impressão em papel Fine Art.
No mercado existem variedade considerável de impressoras Fine Art. Indicarei abaixo, informações sobre empresas fabricantes que fornecem equipamentos de qualidade assegurada.
Sobre a impressora é importante salientar seu potencial para reproduzir imagens em alta qualidade. Isso se deve a fatores técnicos importantes, como por exemplo a maior quantidade de cartuchos de tinta, 12 ou mais cartuchos, que possibilitam maior detalhamento e ‘leitura’ das cores constantes no arquivo da imagem. Por esse motivo é fundamental que a imagem esteja em ótima resolução, pois assim as cores podem ser ‘lidas’ e reproduzidas adequadamente no papel. Fora isso deve ser destacado a importância do pigmento cuja origem mineral permite aplicação uniforme em todos os campos da imagem, inclusive em suas bordas. Outro fator importante que deve ser citado é a durabilidade das tintas que garante a preservação da obra Fine Art impressa. Algumas empresas disponibilizam pigmentos de impressão Fine Art com duração estimada de 200 anos. Como citado acima, deixarei abaixo, no conteúdo desta matéria, maiores informações sobre os fabricantes de impressoras Fine Art. Pesquise, obtenha mais informações a respeito e invista em uma impressora Fine Art.

hpz3200_ps_galeria_de_gravura

Insumos:

Papel/tecido.

Por insumos ou ainda material de consumo, tratamos os itens necessários para o desempenho de um trabalho e a geração de um produto. Poderíamos ainda considerar equipamentos de infraestrutura como insumos, mas a distinção que fiz foi para dar destaque ao papel de Fine Art que é fundamental para uma impressão Fine Art de alta qualidade.
Sobre o papel para impressão Fine Art recorremos a empresas tradicionais que produzem papéis gráficos a séculos e que tem investido em pesquisa de novos materiais e disponibilizado no mercado ampla gama de papéis para impressão Fine Art. Dentre as empresas cito a alemã Hahnemuehle, a francesa Canson e a italiana Fabriano. Essas empresas desenvolveram uma linha especial de papel para Fine Art e também Giclée Os papéis têm um melhor desempenho na captação das gotas de tintas minerais pigmentadas.
A Canson tem uma linha de papel para giclée que segue as mesmas características dos papéis fabricados no século XVI – http://www.canson-infinity.com/pt/bfk310.asp, já a Hahnemüehle tem papéis artísticos com texturas incríveis que dão grande profundidade a obra http://www.hahnemuehle.com, e os papéis Fabriano são dê um branco intenso. A foto P&B contrasta com sua textura e cria uma linguagem única http://www.cartieremilianifabriano.com/
Os papéis para impressão Fine Art normalmente têm ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiental).

hahnemuhle_galeria_de_gravura

Espaço de impressão.

O espaço de impressão, compreende a área destinada a instalação da impressora e do computador ligado a ela e ainda uma mapoteca para a reserva dos papéis a serem usados na impressão. Em uma sala pequena é possível instalar estes equipamentos e realizar impressões Fine Art de alta qualidade.

estudio_fine_art_galeria_de_gravura

Reserva técnica.
A reserva técnica é o espaço destinado para a guarda das obras Fine Arts impressas. As mapotecas são o móvel indicado para a reserva de impressões Fine Art, por assegurarem a proteção contra a luz e acomodarem as obras de forma adequada e segura. Existem mapotecas de metal e de madeira, mas aconselha-se o uso de mapotecas de metal, pois as mapotecas de madeira caso não sejam tratadas de forma adequada, podem transferir umidade para os papéis Fine Art. Na reserva técnica faz se necessária atenção a outros itens para que seja garantida a preservação das impressões Fine Art. Cito aqui o uso de luvas de algodão, indicadas para o manuseio dos papéis, bem como o uso de papéis com PH neutro entre as obras para bloquear a umidade e favorecer a troca de ar. O ambiente deve ter a temperatura e umidade monitoradas e controladas, aconselhando se a estabilização em 21º Celsius e 50 UR de umidade relativa do ar. Cabe ressaltar ainda que a iluminação deve ser controlada e de baixa irradiação. Aconselha-se o IRC 100, (Índice de Radiação das cores), e LUX 50 e lâmpadas com temperatura de cor entre 2500 e 2800 K.

reserva_tecnica_galeria_de_gravura

Sala de luz para verificação das cores

Sob a luz natural ou mesmo artificial nosso olho está imerso em alterações que confundem ou prejudicam a visualização da cor ‘real’, compreendendo aqui por cor real a percepção da cor como ela é, o mais próximo possível da cor segundo a impressão em papel, por exemplo, que é nosso assunto, a impressão Fine Art. A Galeria de Gravura e o Curso Fine Art possuem sala de luz com padrão Hahnemuehle de qualidade que garantem a visualização das cores conforme elas são impressas no papel. Isto permite a avalição da qualidade da obra impressa, além de observar questões que competem a preservação do papel, e mais ainda, permite o acompanhamento de uma tiragem, preservando a relação de igualdade e semelhança entre a prova do artista que seria no caso a impressão Fine Art de referência e a tiragem realizada pelo impressor no estúdio Fine Art. Com ações como está o impressor Fine Art estaria realizando as etapas que permitiriam a reprodução da obra de origem de forma fidedigna garantindo assim seus valores tonais e sua qualidade, assegurando à impressão Fine Art a segurança de seu meio e a excelência de seus processos.

Hahnemuehle. Alemanha.
Poucas empresas podem se orgulhar de uma longa tradição como Hahnemühle FineArt Co. Ltda. Fundada em 1584, estamos produzindo hoje os mais antigos fabricantes de papéis de arte alemã para artistas tradicionais e digitais, bem como papéis especiais para a indústria.

Desde a fundação da nossa empresa, a mais de 400 anos, somos orientados para o futuro criando desde a fundação formas para o crescimento continuado tendo na inovação a força da nossa empresa. Estreita cooperação com parceiros nacionais e internacionais possibilita a transformação imediata dos resultados da investigação em novos produtos. Através de uma extensa rede de comerciantes, eles são comercializados com muito sucesso em todo o mundo.

hahnemuhle_galeria_de_gravura_1

Para saber mais acesse:
http://www.hahnemuehle.com/es/hahnemuehle.html

Representante oficial da Hahnemuehle no Brasil.
Dina Sistemas Digitais.
A Dina Sistemas Digitais tem como foco produtos de altíssima qualidade e excelência no atendimento. Sediada em Mogi das Cruzes desde sua fundação em 2013, atendemos todo o Brasil através de nossa loja virtual, telefone ou e-mail.

Para saber mais acesse:
https://www.dinashop.com.br/
Localização:
Av. Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, 966 – Vila Mogi Moderno, Mogi das Cruzes – SP, 08717-490
Telefone: (11) 4799-2506
E-mail: contato@dinashop.com.br

Canson. França.

Excelência
Mais de 450 anos de experiência dão-nos conhecimentos especializados e um know-how únicos. A nossa ambição é de propormos a todos os artistas produtos de muito grande qualidade que os inspiram e lhes deem confiança. Além disso, todos os nossos clientes reconhecem essa excelência de qualidade.
Tradição
Criada em 1557 pela família Montgolfier, a evolução e o destino da Canson estão intimamente ligados à história de França e à história da Arte. Ancorada na tradição, respeita a herança e as exigências dela para fornecer sempre ao consumidor um papel de excelência.
Inovação
A inovação faz parte dos genes da empresa. Os Montgolfier inventam o primeiro balão de ar quente em 1782. Mas são, antes de mais, industriais do papel. Ao longo dos séculos, a empresa criou muitos processos de fabrico, tais como a pilha holandesa para cortar os trapos, a coloração em massa para obter um papel de cor diferenciada. Também inovamos com o papel velino e, depois, com o papel de decalque em 1809. E, 1865, a Canson obtém uma patente para um papel fotográfico que simplifica as operações de revelação. A Canson continua a propor produtos cada vez mais em consonância com as expectativas dos consumidores: estojo escolar, desenho técnico, edição de arte, papéis para a fotografia e edição de arte digital…
Internacionalização
Já em 1926, a Canson implanta uma filial em Nova Iorque. Foi o início de uma forte internacionalização. Hoje, a Canson está presente em cerca de 150 países do mundo e é a líder mundial do papel de Belas Artes.
Acessibilidade
A Canson é uma marca de excelência. Mas também somos uma empresa que procura respostas simples às necessidades dos nossos consumidores, quer sejam artistas profissionais ou estudantes.

canson_galeria_de_gravura

Para saber mais acesse:
http://pt.canson.com/
Localização: (Filial América do Sul).
Canson® Brasil
Rod. SP 73, nº4509 Bl. 04
Distrito Industrial
CEP 13347.390 Indaiatuba SP
Brasil
Tel. + 55 19 2107 8800
Fax +55 19 2108 8807

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *