Impressão Digital 2/3 – Impressão Latex, Rígida e Epson R1800

impressora_rigida_fine_art_fine_photo

Impressão em Latex

As impressoras a látex usam tinta aquosa a base de látex, pigmentos e água, que tem um sistema de secagem rápida mesmo em alta velocidade.

Se expostas ao ar livre, duram em média 3 anos com substratos não laminados e 5 anos em substratos laminados.

Permite a impressão em substratos como: autoadesivo, banner, tecido, filme, papel sintético, papel aquoso, papel solvente, tela e canvas.

A grande vantagem dessa tinta é que ela não é nociva ao meio ambiente, dura mais que as impressões eco-solvente e é mais maleável, permitindo cobrir carros de superfícies irregulares como automóveis.

 impressora_epson_r1800_fine_art_fine_photo

Impressão Rígida

A impressão pode ser feita sobre diversos materiais rígidos e flexíveis. Materiais rígidos são, por exemplo, placas de madeira, acrílico, plástico, e materiais flexíveis são, por exemplo, lonas, plásticos, tecido, etc. As aplicações são muitas: protótipos de embalagem, display de ponto de venda, comunicação de grande formato, etc.

Para esse tipo de trabalho existem impressoras específicas como a Roland LEJ-640, que é uma impressora de 4 tintas (CMYK) mais o branco e o verniz.

Essa impressora trabalha com mídia flexível ou rígida de até 13 mm de espessura com até 162 cm de largura e resolução de 1.440 x 1.440 dpi.

Figura 5

impressora_rigida_fine_art_fine_photo

 

Epson R1800 and R800 100% Carbon Pigment Digital Black and White Plus Full Color Printing

(Epson R1800 e R800 para imprimir 100% de preto e branco digital e coloridas)

As impressoras Epson R1800 e a R800 podem imprimir fotos bxp de qualidade, com baixo custo de tinta, mais estáveis e com 100% de pigmentos de carbono.

Elas utilizam três canais da tinta preta fosca, neutra. Esse fluxo de trabalho é chamado de “3-MK”, permite que a impressora continue a imprimir colorida sobre papel fosco, sem troca de tintas.

A maioria das impressões em branco e preto usa pigmentos de carbono por que eles são mais resistentes à luz do que a maioria dos outros pigmentos. As impressoras mencionadas são capazes de usar gotas de 1.5 pico liter (1 picoliter = 0.000000000001) que produzem fotos de qualidade, com impressão bxp neutra sem tinta colorida, resultando em imagens resistentes à luz e com mais tempo de longevidade sem descolorir.

Como não há pontos visíveis nas impressões bxp e a imagem fica suave, as impressoras R800/1800 são consideradas excelentes impressoras para Fine Art em bxp.

impressora_latex_fine_art_fine_photo

Escrito por

Uma fotógrafa apaixonada que ama estudar, escrever e ensinar sobre Fine Art.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *