GICLÉE – IMPRESSÃO A JATO DE TINTA

Giclée é um processo de microjato de tinta, a uma determinada pressão, A produção é realizada em impressora específica dessa técnica que jateia aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo, em papel artístico ou tela Canvas. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só arte.

Esta tecnologia é considerada o que há de mais sofisticado em termos de impressão nas artes gráficas.

A impressora HP Z3200ps 44″, a melhor impressora do mercado,  têm a maior variação de cores, um total de 12 cartuchos, com 4 variações de preto, três de magenta, dois de azuis, um amarelo, verde e branco. A tinta tem a maior durabilidade entre as concorrentes.

A tinta pigmenta mineral possui um alto grau de pureza e tamanho de partícula menor que 0,2 microns. A gota da tinta tem uniformidade com variação 0 de tonalidade. A cor do centro da gota é exatamente igual a extreminadade sem a mínima variação. Essa característica ajuda a dar uniformidade as cores e melhora a impressão de pequenos detalhes. A tinta pigmentada da HP em um bom papel tem durabilidade superior a 200 anos segundo um importante instituto de pesquisa independente. Wilhelm Imaging Research (WIR)http://wilhelm-research.com/

Os papéis utilizados nas impressões em giclée  são de altíssima qualidade fabricados por empresas centenárias como Canson (FR) Hahnemüelhe(ALE) e Fabriano (ITA). Essas empresas começaram a fabricar papéis no século XVI. Todos os grandes artistas trabalharam com esses papéis e muitas das obras centenárias que vemos em exposição são com papéis dessas marcas.

Essas empresas desenvolveram uma linha especial de papel para giclée / fine art. Os papéis têm um melhor desempenho na captação das gotas de tintas minerais pigmentadas.

A Canson tem uma linha de papel para giclée que segue as mesmas características dos papéis fabricados no século XVI – http://www.canson-infinity.com/pt/bfk310.asp, já a Hahnemüehle tem papéis artísticos com texturas incríveis que dão grande profundidade a obrahttp://www.hahnemuehle.com, já os papéis Fabriano são dê um branco intenso. A foto PB contrasta com sua textura e cria uma linguagem únicahttp://www.cartieremilianifabriano.com/

Os papéis de Fine Art normalmente tem ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiental).

Escrito por

Uma fotógrafa apaixonada que ama estudar, escrever e ensinar sobre Fine Art.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *