Edições de arte com a Editora de Gravura

Edições de arte
Edições de arte

A Editora de Gravura, fundada em 2008, produz edições de arte em serigrafia e fine art além de cursos e produção de conteúdo

Quem já teve a oportunidade de materializar uma ideia ou um projeto, sabe o quão boa é a sensação de ter finalizado esse empreendimento. E quem trabalha com arte, e atividades criativas no geral, conhece a importância de ter suas criações executadas com a qualidade e fidelidade que cada peça exige. Em muitos casos a tarefa não termina com a concepção de uma imagem, seja por meios digitais ou artesanais (posteriormente digitalizados), passar essa imagem para o papel é uma etapa crítica, pois a obra só estará finalizada com a sua impressão, essa é uma das missões de quem trabalha com a produção de edições de arte.

Foi pensando em tudo isso que a Editora de Gravura surgiu, um estúdio fundado em 2008 pela Galeria de Gravura – primeiro comércio eletrônico de arte criado em 2003. A Editora sempre teve a missão de produzir obras de arte de maneira artesanal e em pequenas tiragens, um projeto 100% de arte brasileira, com edições artísticas de obras em papel nas técnicas de fine art e serigrafia. Sua produção é artesanal e de tiragem limitada. Os papéis utilizados nas edições são de alta qualidade e com longevidade superior a 200 anos. Os projetos concebidos pela editora já ultrapassaram a marca dos 30.000 prints e são mais de 270 edições de artes nos formatos de edições limitadas e livros de artista.

Serigrafia

Serigrafia é uma técnica de gravura planográfica (não são feitos relevos ou sulcos na matriz) e permeográfica, a tinta atravessa uma tela de nylon ou poliéster que é esticada em um bastidor. Ela utiliza o princípio do estêncil, máscaras ou moldes são criados para protegerem as áreas por onde a tinta não deve passar. Essas máscaras são os fotolitos, cada cor precisa de um fotolito diferente. A tela recebe uma emulsão fotossensível e o conjunto tela-fotolito é exposto à luz, como no processo de fotografia analógica. As áreas escuras do fotolito protegerão a tela da luz e essas partes permitirão a passagem da tinta, as áreas expostas se tornarão impermeáveis.

 

edições de arte
Produção da gravura Autoimagem do artista Daniel Melim

 

Com as matrizes prontas cada cor será impressa no papel, a tinta é carregada na matriz e espalhada com a ajuda de um rodo, ela precisa estar completamente seca para receber a próxima cor e ao final do processo temos uma bela gravura em serigrafia. Hoje a serigrafia está consolidada como arte, mas não foi sempre assim. Inicialmente com aplicações industriais/comerciais ela foi vista com indiferença até a adesão de Andy Warhol e do movimento da Arte Pop à técnica. A arte urbana, ou street art, também abraçou a serigrafia e hoje ela está presente no portfólio de artistas consagrados, muitos dos quais já tiveram seus trabalhos produzidos pela Editora de Gravura.

Em novembro de 2021 a Editora de Gravura foi responsável pela edição da gravura em serigrafia “Autoimagem” do artista Daniel Melim. O papel utilizado para a impressão da obra é o Hahnemühle, série especial para serigrafia. É um papel com gramatura de 260 g/m2 e levemente amarelado. A edição tem tiragem de 43 gravuras, mais uma P.A (Prova do Artista) e uma P.I (Prova do Impressor) com medidas de 78 cm x 54 cm.

 

 

Fine art

Fine art é uma obra gráfica criada por um/uma artista através de mídias fotográficas, digitais ou tradicionais digitalizadas. A produção física da fine art segue um rigoroso processo técnico. A combinação entre uma impressora jato de tinta de pigmentação mineral, especializada nesse tipo de processo, imprime a imagem produzida pelo artista, em papéis especiais de algodão ou alfa-celulose. Como resultado, temos uma obra de arte de alta qualidade que pode ter uma longevidade superior a 400 anos.

A Hahnemühle é uma fabricante alemã de papéis. Fundada em 1584, ela produz papéis para fins artísticos ou técnicos, inclusive os papéis utilizados na impressão fine art. Ela possui um certificado que é fornecido aos estúdios de impressão e que garante a qualidade das obras impressas, o estúdio da Editora de Gravura possui essa certificação.

 

Edições de arte

 

Para citar alguns exemplos, na Editora são produzidas impressões fine art de importantes fotógrafos brasileiros. No portfólio estão as produções de fotografias de Thomas Farkas, Maureen Bisilliat, Gabriel Figueroa, Juan Esteves e Flávio Meyer. O acervo também conta com uma coleção de fotografias produzidas a partir do acervo particular de Lasar Segall.

 

 

Outros Projetos

A Editora de Gravura já fez a montagem de exposições de arte em galerias de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal, além de produzir edições de arte para grandes instituições como Bienal de SP, Museu Lasar Segall, MAM e MAC. Também já foram produzidos livros de artista com pequena tiragem ou obra única, projetos de incentivo ao colecionismo de arte, restauração em papel (conservação e preservação), crowdfunding, valorização da arte popular e parcerias para desenvolvimento de materiais promocionais especiais para importantes agências de publicidade e comunicação.

 

Edições de arte
Alguns projetos da Editora de Gravura

 

Educação e produção de conteúdo

Com a experiência e know-how adquiridos com as edições de arte, abrir uma frente voltada para educação e produção de conteúdo foi um caminho natural. A Escola Artistas Visuais foi concebida para funcionar de forma colaborativa e com o propósito de criar uma comunidade de pessoas com interesse em expandir seu conhecimento sobre arte. A plataforma de ensino utiliza os conceitos mais modernos de ensino a distância, proporcionando uma experiência única para os participantes. Como a plataforma é gamificada, muitas empresas a utilizam para selecionar pessoas com conhecimentos avançados em arte e que já passaram por um processo de aprendizado confiável. A escola já atendeu mais de 2.000 alunos e conta com alguns cursos e oficinas gratuitos para você experimentar.

Para a produção e disseminação de conteúdo são oferecidos eBook’s gratuitos sobre os mais diversos assuntos relacionados à arte e mercado e também foram criados três sites especializados: Gravura Contemporânea, com foco em gravura, Fine Photo, com foco em fotografia e impressão fine art e o Artista Visual, com informações importantes para artistas. Todos os sites também cobrem assuntos sobre mercadologia, colecionismo, eventos dentro do mundo arte e sempre trazem as novidades e assuntos do momento como a tecnologia blockchain e os NFT’s.

 

Edições de arte
Alguns cursos oferecidos

 

Considerações finais

A produção de edições de arte com tiragem limitada é fundamental para que as obras possam chegar às mãos, e aos olhos é claro, de um maior número de pessoas. Esta é uma faceta, tanto da gravura quanto da fine art, que precisa ser enaltecida. O acesso às obras de qualidade pelos mais variados públicos é condição fundamental para que haja uma verdadeira alfabetização do olhar.

Apenas quando somos capazes de reconhecer a importância de uma obra, para além das suas qualidades estéticas mais óbvias, é que também somos capazes de reconhecer a importância da cultura de um povo, e por extensão da sua arte. É apenas com esse reconhecimento que podemos garantir a existência, manutenção e pulverização de um ecossistema de arte. A Galeria de Gravura (2003) e a Editora de Gravura (2008), são parte desse ecossistema desde os seus anos de fundação e colaboram para a sua consolidação por meio da produção e distribuição de edições de arte de qualidade e também de conhecimento.

 

Escrito por

Tem se dedicado aos estudos de fotografia e imagem desde 2005. Está sempre com os olhos abertos, ouvidos atentos, imaginação fértil e a língua afiada.