Para cada dez reais gasto em marketing por e-mail, pode-se esperar um retorno médio de quarenta e dois reais, as pessoas têm duas vezes mais probabilidade de se inscrever em sua lista de e-mail do que de interagir com você no Facebook. O e-mail como comunicador de massa ainda é rei quando se trata de se conectar com seu público e incentivá-lo a comparecer a um próximo evento.
Para gerenciar a lista de e-mail sempre recomendamos o Mailchimp que tem um plano gratuito para até 500 inscritos. Vale a pena ter um cadastro lá e começar desde agora a gerenciar seus e-mails.
Eu preparei cinco dicas para maximizar seu marketing por e-mail para sua próxima exposição de arte ou fotografia.
1. Use sua exposição para coletar e-mail.
Não há melhor maneira para construir uma lista de e-mail a partir de um evento. Principalmente quando esse evento é uma exposição de arte. Que é algo que atinge um público-alvo bem certeiro. Neste momento o ideal é montar uma landing page no próprio Mailchimp ou o gerenciador de e-mail que você utiliza e fazer uma chamada para cadastro. Este é um momento crucial para o sucesso da sua exposição. Pois você terá que captar o máximo de e-mail possível para depois nos dias que antecederem a exposição convidar esse pessoal que se inscreveu na sua lista.
Na captação de e-mail é importante você criar landing page que estimule o visitante a trocar um e-mail por algo, seja um convite vip, um desconto, a oportunidade de um sorteio, enfim, é sempre bom oferecer algo em troca do e-mail do visitante. Isso estimula a pessoa a se cadastrar.
2. Anuncie sua exposição
Esta etapa pode parecer óbvia, anuncie sua próxima exposição nas redes sociais. Crie evento no Facebook e faça anúncio dele, faça anúncio no Instagram. Tente levar tráfego dessas redes sociais para sua landing page para ali você tentar captar o e-mail do visitante. A partir desse e-mail você poderá fazer coisas incríveis como se relacionar mais com esse seu lead, e a partir de um estratégias de conteúdo estimular a visita na exposição. E mesmo que ele não vá nessa, já é um ponto de partida para a próxima exposição. Esse lead que você captou depois pode virar seu cliente, comprar algum produto seu, ir a exposição, contratar para serviço, são infinitas as possibilidades. E a exposição é uma das melhores ferramentas de captação de leads porque ela por si só já estimula a interação a partir do público. Quem que curte cultura e não gosta de uma boa exposição? Então vira a desculpa perfeita para você captar o e-mail do público e o anúncio é a única forma de você levar tráfego imediato para a página do seu projeto no caso a exposição de arte.
3. Ofereça incentivos
Dê aos seus inscritos por e-mail um motivo não apenas para comparecer a exposição, mas também para continuar inscritos. De acordo com um relatório do National Client Email, vinte e nove por cento dos clientes se inscrevem no e-mail para ter acesso a descontos. Trinta e cinco por cento se inscrevem para amostras grátis ou presentes. Portanto, oferecer incentivos para inscrições por e-mail em suas exposições de arte é uma excelente maneira de engajá-los.
4. Conte uma história
Mais uma vez, você tem a vantagem de ter obras de arte atraentes que provavelmente têm uma história por trás delas. Antes de sua exposição de arte, reserve um tempo para contar uma história sobre os artistas e peças que serão apresentadas em sua próxima exposição. Cada boletim informativo pode ser um artigo sobre um artista que inclui uma pequena biografia, entrevista e discussão sobre a peça apresentada. Se a exposição é individual, então divida em capítulo a vida do artista. Essa etapa cria entusiasmo e expectativa, ao mesmo tempo que permite que os usuário em potencial saibam o que esperar caso decidam comparecer. Além disso, sempre faça questão de usar fotos em alta resolução, pois isso torna seu boletim informativo mais atraente e dá aos assinantes uma visão mais precisa da aparência da arte.
5. Mostre um vídeo dos bastidores
Esta é outra maneira excelente de fazer com que seus assinantes fiquem entusiasmados com sua mostra de arte. De acordo com os dados coletados pelo WordStream, um e-mail inicial com um vídeo recebe um aumento na taxa de cliques de 96%. Então, prepare vídeos dos bastidores e tente fazer uma edição simples mesmo para mostrar para seus assinantes. Lembre-se, você tem que motivar seus assinantes a irem na sua exposição, ou mesmo comprar via on-line se houver essa possibilidade. O doc pode ter dois caráter, se a exposição é sua como artista você pode fazer um doc sobre seu processo criativo e a produção das obras para a exposição. Agora se você é uma produtora cultural ou produtor, e se for o artista também, faça um doc dos bastidores da exposição. Conte a história da jornada até o início da exibição. Muita gente gosta e se senti estimulada pelos bastidores de um projeto.
Uma conclusão final
Embora as redes sociais, os anúncios e os sites sejam fundamentais na divulgação de sua mensagens para o públicos-alvo, nada chama mais a atenção que um bom e-mail, atualmente poderíamos incluir mensagens para o Whatsapp como uma grande ferramenta de comunicação porém essa é ainda muito pessoal e impossível, eticamente, de enviar mensagens em massa, então o e-mail se torna a ferramenta comercial de comunicação em massa mais eficiente da internet e com empresas oferecendo serviços gratuitos não existe porque quem trabalha no mercado criativo não utilizá-la para organizar seus amigos, clientes e públicos.